O FNB Moçambique inaugurou nesta Terça-Feira, 12 de Agosto de 2025, o Balcão Franca, localizado no Centro Comercial Interfranca, na Avenida 24 de Julho, em Maputo, totalmente renovado, após uma reabilitação estrutural que aliou a modernização da sua imagem, maior conforto e o reforço da componente tecnológica.
Esta reabilitação reforça o compromisso do FNB Moçambique em continuar a investir na melhoria dos seus canais de atendimento e em proporcionar uma experiência bancária melhorada aos seus Clientes, incorporando um design mais moderno, para uma experiência de atendimento mais rápido e personalizado.
A cerimónia de inauguração contou com a representação do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, do Banco de Moçambique e de membros da Comissão Executiva do FNB Moçambique, para além dos Colaboradores do Balcão. Estiveram igualmente presentes clientes e parceiros da instituição, que testemunharam a cerimónia oficial de inauguração deste Balcão.
No seu discurso, Nasser Meggi, Director de Retalho do FNB, destacou a importância histórica deste balcão e explicou que a reabilitação insere-se na estratégia de transformação do Banco: “Este balcão passou por uma reabilitação profunda, alinhada com a nossa estratégia de transformação, não apenas dos serviços de atendimento, mas também com a introdução de melhorias que proporcionam um ambiente mais acolhedor e confortável para os nossos colaboradores, clientes, pequenas, médias e grandes empresas, bem como para o público em geral. O nosso compromisso é claro: estamos aqui para ajudar.”
A modernização inclui novas funcionalidades, como salientou Adilson Martins, Gerente do Balcão: “Para além do conforto e da comodidade, trazemos também inovação tecnológica — ATM com funcionalidade de depósito, sistema interno de internet wireless e salas de reuniões para atender os clientes, com maior privacidade. O próprio espaço está totalmente renovado e apresenta-se diferente.”
Em representação do Presidente do Conselho Municipal de Maputo, o Vereador das Actividades Económicas e Turismo do Conselho Municipal de Maputo, Alexandre Muianga sublinhou que este investimento reforça a infra-estrutura financeira da cidade e aproxima a banca das necessidades da população: “Mais do que um espaço de atendimento, este balcão é uma ponte entre a visão de crescimento da nossa cidade e os recursos necessários para a concretizar. Esta parceria entre o sector bancário e a Cidade de Maputo é fundamental para construirmos uma capital mais próspera, inclusiva e competitiva”, assinala.
Já o Director do Departamento de Serviços Bancários e Sistemas de Pagamento do Banco de Moçambique, Gabriel Domingos, destaca a modernização alinhada com as políticas nacionais para o sector.
“O BdM reafirma o seu compromisso na promoção de um ambiente financeiro cada vez mais competitivo, estável e inclusivo, onde instituições como esta possam prosperar com responsabilidade, ao serviço da economia nacional.”
Entre os clientes, a satisfação também foi visível, Luís Manuel Dias de Carvalho, cliente do FNB há 16 anos, destacou a melhoria da experiência de atendimento: “O banco, agora renovado, apresenta maior facilidade e qualidade em relação à minha experiência com o FNB. Fico satisfeito de ver que o meu banco está a melhorar e a crescer, e a fazer com que os clientes se sintam mais próximos e mais confortáveis em deslocar-se ao balcão quando necessitam.”
Inaugurado originalmente em 2007, o balcão Interfranca ocupa 140 metros quadrados e oferece uma ampla gama de serviços bancários, desde operações básicas a soluções personalizadas para empresas e particulares, contando ainda com ATM e ADT para transacções automatizadas.

Sobre o FNB
O FNB Moçambique (First National Bank Moçambique) é uma instituição financeira de referência no mercado moçambicano, integrando o grupo FirstRand, um dos maiores conglomerados bancários da África Austral. Ao longo de 2024 e 2025, o banco consolidou a sua estratégia de transformação digital e de reforço da resiliência operacional, em resposta a um contexto de desafios económicos e sociais decorrentes de instabilidade pós-eleitoral e volatilidade cambial.
Em 2025, o FNB Moçambique aposta fortemente na inovação tecnológica, com destaque para a digitalização dos serviços bancários, melhoria de processos internos e aproximação ao cliente, através de plataformas digitais robustas. O banco lançou o programa “FNB Young Talent Development”, focado na atracção e formação de jovens talentos moçambicanos, contribuindo para a renovação de quadros e para o alinhamento com as exigências futuras do sector financeiro.
O FNB Moçambique obteve reconhecimento internacional, nomeadamente com o segmento Private distinguido como “Melhor Banco Privado de África” nos Euromoney Global Private Banking Awards, em Março de 2025. No âmbito dos produtos e serviços, ajustou limites de cartões e actualizou taxas e comissões, promovendo transparência e adequação às exigências do mercado.
Sob a liderança de Dennis Mbingo, administrador delegado da instituição bancária, é reafirmado o compromisso com a recuperação financeira, a inovação, a excelência no atendimento e o desenvolvimento económico de Moçambique, posicionando-se como parceiro estratégico de clientes, empresas e investidores no País.