A TotalEnergies poderá acelerar a segunda fase do projecto de gás natural liquefeito (GNL) em Moçambique, aproveitando as equipas de construção que já se encontram no local e as sinergias com a primeira fase do empreendimento.
A possibilidade foi avançada na segunda-feira (28) pelo director-executivo da TotalEnergies, Patrick Pouyanné, durante a apresentação da Estratégia e Perspectivas 2026 da empresa, na qual foram divulgados os planos de produção do grupo energético francês para além de 2030.
“Aliás, no que diz respeito ao GNL, há algo que foi mencionado por Nicolas Terraz que poderíamos acelerar: trata-se da segunda fase do projecto Mozambique LNG”, afirmou Patrick Pouyanné, referindo-se à possibilidade de antecipar o desenvolvimento desta etapa do projecto.
Segundo o responsável, a aceleração poderá passar pelo aproveitamento das sinergias existentes e pela manutenção das equipas de construção no local, evitando a sua desmobilização e permitindo dar continuidade aos trabalhos.
“Provavelmente repararam que os nossos colegas da ExxonMobil estão a lançar um novo projecto. Estão a pedir acesso a mais reservas da área unificada, o que nos dá a oportunidade de também termos acesso a mais reservas”, explicou Patrick Pouyanné.
“Existe um plano que nos permitiria acelerar a segunda fase, aproveitando sinergias e evitando a desmobilização das equipas de construção no local. Isso dá-nos uma base de recursos bastante ampla, que nos permite avançar”, acrescentou.
Actualmente, a TotalEnergies desenvolve a primeira fase do projecto Mozambique LNG, na Área 1, cuja entrada em operação está prevista para 2029. Segundo o presidente de Exploração e Produção da empresa, Nicolas Terraz, a construção está a avançar “a todo o vapor”.
Nicolas Terraz revelou ainda que cerca de 10 mil pessoas trabalham actualmente no local e que a Área 1 dispõe de reservas de gás equivalentes a 65 biliões de pés cúbicos (cerca de 1,84 biliões de metros cúbicos). O responsável acrescentou que “há mais a fazer para além da primeira fase que estamos agora a construir”.
Fonte: Stock Analysis.com



























































