O Governo da República do Quirguistão nomeou o empresário moçambicano Belmiro Destino Quive para exercer as funções de cônsul honorário daquele país em Moçambique. Na sequência da nomeação, o Presidente da República, Daniel Chapo, concedeu o exequatur (autorização concedida por um Estado para que o cônsul de outro Estado seja admitido e possa exercer as actividades inerentes às suas funções).
Segundo um comunicado citado pela Rádio Moçambique (RM), a nomeação representa um marco nas relações entre o Quirguistão e África, por se tratar do primeiro cônsul honorário daquele país no continente. A representação surge num contexto em que Moçambique e Quirguistão mantêm relações diplomáticas desde 27 de Setembro de 2019.
No exercício das novas funções, Belmiro Destino Quive deverá promover a aproximação entre os dois países, com enfoque na diplomacia económica, comércio, investimento, mineração e recursos naturais, energia, agricultura, turismo, educação, cultura, digitalização e infra-estruturas.
A representação consular deverá também facilitar o contacto entre instituições públicas, empresas, investidores e outras entidades, com o objectivo de identificar oportunidades de cooperação e reforçar os laçou pelo estadom, neste caso
os entre os dois povos.
Belmiro Destino Quive afirmou receber a nomeação com “profunda honra, humildade e sentido de responsabilidade”, considerando a confiança do Governo do Quirguistão uma distinção e, simultaneamente, uma responsabilidade. O empresário comprometeu-se a contribuir para o reforço da amizade, da cooperação e das relações económicas entre os dois países.
A nomeação acrescenta uma dimensão económica à relação bilateral estabelecida em 2019. No comunicado que formalizou as relações diplomáticas, os dois países manifestaram a intenção de promover o entendimento mútuo e reforçar a amizade e a cooperação, com base nos princípios da Carta das Nações Unidas.

Quem é Belmiro Destino Quive?
Belmiro Destino Quive nasceu a 31 de Maio de 1976, em Maputo, e é licenciado em Ciências Jurídicas pelo Instituto Superior Politécnico e Universitário (ISPU), formação que concluiu em 2006.
Iniciou a actividade empresarial em 2003, com a fundação da BDQ Holdings, então uma pequena empresa de reprografia em Maputo. O grupo viria posteriormente a diversificar-se para áreas como telecomunicações, energia, serviços financeiros, impressão e produção de eventos.
Quive esteve também ligado à Associação dos Industriais Gráficos de Moçambique (AIGM), da qual foi eleito presidente em 2021. A sua actividade inclui ainda iniciativas filantrópicas nas áreas comunitária, académica e de desenvolvimento humano.


























































