Mais de 110 mil pessoas na província de Gaza estão a receber sementes, fertilizantes e outros insumos agrícolas no âmbito do programa MozRural – Emergência, financiado pelo Banco Mundial e implementado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS).
O apoio pretende permitir que as famílias afectadas por eventos adversos retomem a produção agrícola, recuperem os seus rendimentos e reforcem a segurança alimentar.
Os beneficiários recebem kits compostos por sementes de arroz, milho, feijão e hortícolas, além de fertilizantes, insecticidas, sacos herméticos, pulverizadores, enxadas e outros materiais necessários à actividade agrícola.
A distribuição dos insumos é assegurada no âmbito do MozRural – Emergência, programa destinado a apoiar a recuperação económica e produtiva das comunidades afectadas e a reforçar a sua capacidade de resposta aos efeitos de eventos climáticos adversos.
Recentemente, uma missão técnica conjunta do FNDS, do Banco Mundial e do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projectos (UNOPS) visitou comunidades abrangidas pelo programa em Gaza. A missão avaliou o cumprimento das salvaguardas sociais e ambientais previstas para a implementação das actividades, com o objectivo de identificar eventuais riscos e definir medidas de prevenção ou correcção.
Segundo a iniciativa, a retoma da actividade agrícola é fundamental para que as famílias recuperem os rendimentos e tenham maior acesso aos alimentos.
O FNDS é responsável pela implementação do MozRural – Emergência, enquanto a UNOPS assegura a gestão da aquisição e distribuição dos insumos agrícolas. Financiado pelo Banco Mundial, o programa visa apoiar a recuperação dos meios de subsistência, reforçar a segurança alimentar e aumentar a resiliência das comunidades aos impactos de eventos climáticos adversos.



























































