A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) de Angola, a ExxonMobil e os parceiros do Bloco 15 anunciaram, nesta quarta-feira, 9 de Setembro, a descoberta de um novo poço petrolífero ao largo da costa de Luanda, a 20.ª descoberta no bloco nos últimos 30 anos.
A ANPG refere, num comunicado consultado pela Lusa, que o poço exploratório Vicango Este-01, localizado no Bloco 15, a aproximadamente 370 quilómetros a noroeste da costa de Luanda, foi perfurado a uma profundidade de 940 metros pela plataforma Valaris DS-9.
O poço exploratório revelou a presença de hidrocarbonetos e representa a 20.ª descoberta no Bloco 15 de Angola nos últimos 30 anos e a terceira nos últimos quatro anos, refere a concessionária angolana.
De acordo com o presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, citado na nota, a descoberta “é em parte fruto do ajustamento do quadro legal e dos incentivos que o Estado angolano tem atribuído aos investidores”.
Para o presidente da ExxonMobil Angola, Brian Unietes, após mais de 23 anos de produção “bem-sucedida” no Bloco 15, a descoberta demonstra o “potencial contínuo dos recursos offshore de Angola” e reflecte o compromisso da empresa com a exploração e o desenvolvimento do País.
Segundo a ANPG, ao longo dos últimos 30 anos foram produzidos mais de 2,7 mil milhões de barris de petróleo no Bloco 15, “o que gerou um valor significativo para todas as partes interessadas”.
A ExxonMobil, através da Esso Exploration Angola Limited, é a operadora do Bloco 15 e detém uma participação de 36%. Os restantes parceiros são a Azule Angola Limited (24%), a Azule Angola BV (18%), a Equinor Angola (12%) e a Sonangol E&P (10%). A ANPG é a concessionária do bloco.



























































