A African Rainbow Minerals (ARM), empresa mineira diversificada da África do Sul, registou um aumento de 19% nos lucros anuais, impulsionado pela subida dos preços dos metais do grupo da platina, que compensou a redução das receitas das operações de carvão, minério de ferro e manganês, informou, nesta sexta-feira, 4 de Setembro, a Lusa.
Os resultados apresentados nesta sexta-feira mostram que os lucros por acção, antes de itens extraordinários, atingiram cerca de 200,3 milhões de dólares no exercício terminado em 30 de Junho, contra 168,1 milhões de dólares no ano anterior.
Perante este desempenho, a ARM anunciou o pagamento de um dividendo final de sete rands por acção (0,43 dólares), acima dos seis rands (0,37 dólares) pagos no exercício anterior.
Apesar do crescimento global dos resultados, a divisão de carvão registou um prejuízo de 26,6 milhões de dólares, contra um lucro de 2,9 milhões de dólares no ano anterior. A empresa atribuiu o desempenho principalmente à descida dos preços do carvão.
A ARM está, entretanto, a avançar com investimentos para aumentar a produção de metais do grupo da platina. Em Julho, a empresa anunciou um investimento faseado de 948 milhões de dólares na modernização das operações de platina de Bokoni, além da retoma da exploração de níquel em Nkomati.
O projecto de Bokoni deverá atingir o pico de produção em 2032, com uma estimativa anual entre 350 mil e 400 mil onças de metais do grupo da platina. A produção prevista deverá duplicar a actual capacidade da ARM neste segmento.
A empresa está também a retomar as operações de mineração a céu aberto e a produção de concentrado de níquel em Nkomati, que estavam paralisadas desde 2021.
A operação de Nkomati deverá produzir 56 065 toneladas por ano, na sequência de um acordo de compra antecipada da produção celebrado com a empresa sueca Boliden.
Fonte: Reuters



























































