A International Container Terminal Services (ICTSI), operadora filipina de terminais portuários, assinou um acordo para adquirir 100% da TLG Acquisition Holdings (TLG), empresa que presta serviços portuários e de movimentação de carga na África Austral. A operação abrange actividades em Moçambique, na África do Sul e na Namíbia e permitirá à ICTSI reforçar a sua presença no sector portuário da região.
A TLG mantém operações nos três países, onde gere instalações destinadas à movimentação e ao armazenamento de diferentes tipos de carga, incluindo mercadorias a granel e produtos agrícolas, com relevância para o comércio regional.
A aquisição será feita às entidades geridas pela African Infrastructure Investment Managers (AIIM), gestora de investimentos em infra-estruturas que, em conjunto, detém 74% da TLG, e à Mokobela Shataki Proprietary Limited, proprietária dos restantes 26%.
Embora o acordo preveja a aquisição de 100% da TLG, as suas subsidiárias representam uma participação económica efectiva de 97,33% no negócio. Os restantes 2,67% pertencem a membros da equipa de gestão da empresa.
A ICTSI não revelou o valor da transacção. A conclusão do negócio está dependente do cumprimento das condições previstas no acordo, incluindo a obtenção das aprovações necessárias junto das autoridades reguladoras.
Com a aquisição, a ICTSI pretende reforçar a sua presença em África, onde já opera cinco terminais. Entre estes estão o Onne Multipurpose Terminal, na Nigéria, o Kribi Multipurpose Terminal, nos Camarões, o Matadi Gateway Terminal, na República Democrática do Congo, e o Madagascar International Container Terminal, em Madagáscar.
Na África do Sul, a empresa gere o Durban Gateway Terminal, a sua mais recente operação no continente.
A aquisição da TLG permitirá à ICTSI expandir a presença na África Austral, através das operações em Moçambique, África do Sul e Namíbia, complementando a actividade que já desenvolve na Nigéria, nos Camarões, na República Democrática do Congo e em Madagáscar.
Apesar do acordo, a operação ainda não está concluída. A transferência de 100% da TLG para a ICTSI só poderá avançar depois de cumpridas as condições previstas e obtidas as aprovações regulamentares necessárias.
Fonte: Splash Ports



























































