A província de Inhambane prevê iniciar, ainda este ano, a construção do seu primeiro campo de golfe, num investimento privado estimado em cinco milhões de dólares, equivalentes a cerca de 4,3 milhões de euros, anunciou o governador provincial Francisco Pagula.
“O primeiro já vai começar ainda este ano”, afirmou o governante à margem da 21.ª Conferência Anual do Sector Privado (CASP), realizada em Maputo. Segundo Francisco Pagula, o investimento inclui, além do campo de golfe, uma componente de restauração e outras infra-estruturas de apoio ao empreendimento turístico.
O governador revelou igualmente que decorrem negociações com um segundo grupo de investidores para a construção de outro campo de golfe, cujas obras também poderão arrancar ainda este ano. “Neste momento, temos dois grandes grupos que já manifestaram interesse e já se encontram na província. Estamos agora na fase de tramitação dos respectivos processos”, explicou.
Francisco Pagula afirmou que a realização, este ano, da conferência internacional de turismo Inhambane Tourism Summit 2026 poderá atrair novos investidores interessados no desenvolvimento do turismo de golfe na província.
A província está igualmente a identificar outras áreas com potencial para acolher novos campos, no âmbito da estratégia de posicionar Inhambane como um destino turístico de referência regional e internacional. “Se queremos ser uma referência na região e no mundo, temos de dispor de infra-estruturas que nos permitam competir e, um dia, acolher grandes torneios de golfe. Esta é a nossa visão”, declarou.
Paralelamente ao investimento em infra-estruturas turísticas, o Governo provincial está a reforçar a formação dos agentes da polícia, sobretudo dos destacados ao longo das principais estradas, incluindo o ensino da língua inglesa, com o objectivo de melhorar a comunicação e o atendimento aos turistas.
Pagula garantiu que Inhambane continua a ser um dos destinos mais seguros do País, mas reconheceu que persistem constrangimentos relacionados com o estado das vias de acesso e com a ligação entre as zonas costeiras e o interior da província. Defendeu, por isso, um maior apoio do Governo central para melhorar a conectividade e criar condições para o desenvolvimento do turismo em diferentes pontos da província.
Em Novembro de 2025, o Governo anunciou a escolha de Inhambane para acolher a primeira Zona Especial de Turismo de Golfe de Moçambique, uma iniciativa destinada a atrair investimento e a reforçar o turismo desportivo.
Sobre o evento
A 21.ª Conferência Anual do Sector Privado (CASP 2026), que termina hoje em Maputo, reúne representantes do Governo, empresários e parceiros de cooperação para debater reformas e investimentos destinados a reforçar a produção nacional, a transformação local e a competitividade da economia moçambicana.
Texto: Felisberto Ruco



























































