O Governo vai capacitar cerca de 255 mil agregados familiares das zonas rurais para aumentar a produção agrícola e reduzir a pobreza, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Inclusivo de Cadeias de Valor Agro-alimentares (PROCAVA), segundo informou a Lusa.
De acordo com um comunicado do Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas, a iniciativa foi apresentada na província de Inhambane, durante uma acção de formação dirigida a produtores e extensionistas dos distritos de Homoíne e Inhassoro. A capacitação decorre ao longo de dez dias e visa reforçar a aplicação da metodologia do Sistema de Acção e Aprendizagem de Género (GALS).
O objectivo passa por expandir esta abordagem, promovendo uma melhor planificação da produção, o fortalecimento das organizações de produtores, a coesão dos grupos e o empoderamento das mulheres e dos jovens.
“Queremos expandir a abordagem GALS com foco na visão, planificação, desenvolvimento das organizações dos produtores, coesão dos grupos e empoderamento de mulheres e jovens”, afirmou a representante do PROCAVA, Lucília Santos, citada no comunicado. A formação decorrerá em duas fases, sendo que a primeira servirá para seleccionar os participantes que irão prosseguir para a etapa seguinte.
O PROCAVA é um programa do Governo com a duração de dez anos, actualmente em implementação em 81 distritos das regiões Sul, Centro e Norte do País. A iniciativa incide sobre cadeias de valor consideradas estratégicas para a segurança alimentar, incluindo a horticultura, a mandioca, as leguminosas, a produção de carnes vermelhas e a avicultura.
Além do reforço da produção agrícola, o programa integra acções nas áreas do género, da juventude, da nutrição, da segurança da posse da terra, do acesso a serviços financeiros, da gestão sustentável dos recursos naturais e da inclusão de grupos vulneráveis.
O programa decorrerá até 2030 e será implementado em coordenação com instituições públicas e provedores de serviços, no âmbito da estratégia nacional de transformação das cadeias de valor agroalimentares e de reforço da resiliência das comunidades rurais.



























































