Uma delegação dos Países Baixos, liderada pelo embaixador para o Comércio e director de Desenvolvimento Económico Sustentável, Marchel Gerrmann, visitou o Parque Nacional da Gorongosa, em Sofala, para acompanhar iniciativas ligadas à produção de café e preparar a implementação do programa Green Value for Growth (GV4G), avaliado em 60 milhões de euros.
A missão enquadra-se nos preparativos para a execução do GV4G em Moçambique, uma iniciativa financiada pela União Europeia (UE) e pela Embaixada do Reino dos Países Baixos, que pretende reforçar cadeias de valor estratégicas no País, com foco na soja, caju e café.
Programa Vai Apoiar 38 Mil Produtores
De acordo com informação citada pela Agência de Informação de Moçambique (AIM), o Green Value for Growth deverá beneficiar cerca de 38 mil produtores e 3500 micro, pequenas e médias empresas (MPME), promovendo o crescimento económico sustentável e a criação de oportunidades nas zonas rurais.
O programa concentra-se nos corredores da Beira, no centro do País, e de Nacala, no norte, procurando atrair investimento europeu e fortalecer cadeias de valor agrícolas com potencial de gerar rendimento, emprego e maior integração dos produtores nos mercados.
A iniciativa surge no âmbito do Fórum de Negócios União Europeia–Moçambique 2026 e sucede à cerimónia de assinatura do GV4G, realizada este mês, com o apoio da UE e da Embaixada dos Países Baixos em Moçambique.
Café à Sombra de Árvores Nativas
Na sequência da assinatura do programa, a delegação realizou uma missão exploratória às províncias de Manica e Sofala. Na Serra da Gorongosa, os participantes observaram o impacto dos sistemas agroflorestais na vida das comunidades, através do cultivo de café à sombra de árvores nativas.
Segundo o comunicado, este modelo de produção contribui para a conservação do solo, dos recursos hídricos e da biodiversidade, demonstrando que é possível conciliar actividade agrícola, protecção ambiental e geração de rendimento para as famílias.
Durante a visita, a delegação manteve encontros com produtores locais e conheceu a unidade de processamento de café da Gorongosa, onde o produto é preparado para chegar aos mercados nacionais e internacionais.
“Produzir Café e Proteger a Floresta”
“A Gorongosa mostra que é possível produzir café de qualidade, proteger a floresta e gerar rendimento para as comunidades”, afirmou um dos participantes, citado no comunicado de imprensa do Parque Nacional da Gorongosa.
A visita reforça o papel da Gorongosa como exemplo de desenvolvimento sustentável, combinando conservação ambiental, inclusão económica e valorização de produtos agrícolas com potencial de exportação.



























































