A Comissão Europeia anunciou esta quarta-feira (17) que financiará a resposta ao surto de ébola na África Central com um pacote de ajuda financeira de 572 milhões de dólares. O montante inclui apoio médico de primeira linha para a resposta imediata ao surto, assistência humanitária na região dos Grandes Lagos e no Uganda, investigação sobre vacinas e tratamentos para os filovírus, bem como trabalho de longo prazo para reforçar a preparação e os sistemas de saúde.
A resposta da Comissão ao surto tem sido coordenada desde o primeiro dia com os Estados-membros, organismos internacionais e parceiros.
“O ébola é um teste à nossa solidariedade global. Enquanto alguns se voltam para dentro, a União Europeia mantém-se presente, empenhada e como um parceiro fiável”, afirmou, em comunicado, a comissária para a Gestão de Crises, Hadja Lahbib.
A Comissão continua a acompanhar de perto a evolução do surto em cooperação com os seus parceiros, embora o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças considere actualmente muito baixo o risco para a população europeia.
Acrescentou que é possível a realização de ensaios das vacinas no terreno dentro de alguns meses.
O vírus ébola transmite-se por contacto directo com fluidos corporais de pessoas ou animais infectados e provoca febre hemorrágica grave, vómitos, diarreia e hemorragia interna.
Fonte: Reuters


























































