O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) apreendeu 3,7 toneladas de drogas em armazéns de uma empresa privada no Aeroporto de Maputo. A operação foi divulgada no último domingo (14), através de uma conferência de imprensa em Maputo, pelo porta-voz da instituição, Hilário Lole.
Segundo o responsável, “não restam dúvidas” de que o caso está ligado a uma rede de tráfico internacional de drogas. A acção ocorreu no âmbito de uma vigilância operativa montada no aeroporto para identificar os responsáveis pelo levantamento da mercadoria.
De acordo com as autoridades, exames laboratoriais confirmaram que a substância, inicialmente declarada como “multivitaminas”, é ilícita e altamente perigosa. As análises químico-forenses indicaram tratar-se de uma droga sintética composta por denadryl e fentanil.
O denadryl é uma substância de uso médico com efeito semelhante a anti-alérgicos, podendo causar sonolência. Já o fentanil é um opioide sintético extremamente forte, utilizado em medicina para alívio da dor intensa, mas que em doses indevidas pode ser altamente perigoso.
A droga estava acondicionada em 50 caixas, cada uma com 30 pacotes, pesando 2,2 quilogramas cada. No total, foram contabilizados 1500 pacotes, conforme explicou o SERNIC, confirmando a dimensão significativa da apreensão.
O serviços de investigação indicou que tinha recebido informações prévias sobre a chegada da droga, apontando que seria proveniente do Brasil com destino a Maputo. No entanto, apurou-se igualmente que a carga terá sido expedida da Índia para Maputo, com trânsito em Doha.
Durante a vigilância no Aeroporto de Maputo, as autoridades constataram que os indivíduos envolvidos tentaram recrutar funcionários das alfândegas. O objectivo seria facilitar o levantamento da carga sem levantar suspeitas junto das autoridades.
Segundo o SERNIC, após autorização das autoridades judiciais competentes, a droga será destruída. Todo o processo seguirá os procedimentos legais estabelecidos para este tipo de substâncias ilícitas.
Fonte: DW


























































