A bolsa de Nova Iorque encerrou a sessão desta terça-feira (2) em terreno positivo com o Dow Jones a liderar os ganhos ao somar 0,45% para 51 308,46 pontos. O S&P 500 ganhou 0,14% para 7610,51 pontos e o tecnológico Nasdaq valorizou 0,03% para 27 093,90 pontos.
Wall Street não mostra sinais de desaceleração e estendeu a onda de compras de terça-feira, atingindo novos máximos históricos graças à valorização da Inteligência Artificial (IA). O S&P 500 fechou acima de 7600 pontos pela primeira vez.
Na segunda-feira, a Nvidia destacou-se entre as empresas de tecnologia ao anunciar o lançamento de um novo chip desenvolvido em conjunto com a Microsoft, que promete revolucionar o mercado de computadores pessoais. O RTX Spark, como foi baptizado este superchip, poderá ser integrado em mais de 30 modelos de laptops e desktops no lançamento. O objectivo é permitir que grandes modelos de IA sejam executados directamente em computador Windows, sem a necessidade de enviar solicitações a centros de dados e aguardar uma resposta. Jensen Huang, CEO da empresa, afirmou que este chip representará uma reinvenção semelhante à dos smartphones.
Ipek Ozkardeskaya, analista do Swissquote Bank, acredita que este anúncio é positivo tanto para a adopção da IA (respostas mais rápidas, maior privacidade, custos mais baixos de computação em nuvem), quanto para os data centers (menos restrições de capacidade). “Além disso, a Nvidia abriu uma nova fonte de receita para si mesma na segunda-feira, justificando o entusiasmo dos investidores”, acrescenta.
O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, ainda está optimista quanto a um acordo provisório entre seu país e o Irão em breve, mas os investidores estão em dúvidas sobre o avanço das negociações. A razão é um alegado confronto entre Trump e o primeiro‑ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, segundo a Axios: Trump teria chamado “doido varrido” a Netanyahu por ordem do avanço das tropas de Israel em direcção ao Líbano e por autorizar um ataque aos subúrbios de Beirute.
Dados desta terça-feira revelaram que as vagas de emprego nos EUA aumentaram em Abril, para 7,6 milhões, com o mercado de trabalho a mostrar resiliência, apesar da incerteza económica causada pela guerra com o Irão.



















































