A Ordem dos Advogados de Moçambique (OAM) passa, pela primeira vez desde a sua criação em 1994, a ser liderada por uma mulher, após a eleição realizada na última sexta-feira (24), da advogada sénior Thera Dai para o cargo de bastonária, para o período 2026-29.
Para além de Thera Dai, concorreram ao cargo de bastonário, em substituição de Carlos Martins, os candidatos Stayleir Marroquim, Pedro Macarringue e Samuel Hlavanguane.
O processo eleitoral decorreu no âmbito de um calendário previamente definido pela Comissão Eleitoral da OAM, presidida por Momede Popat. A referida comissão decidiu, através da deliberação n.º 02/CE/2026, a admissão das candidaturas a 7 de Abril de 2026.
Segundo a entidade, o processo de validação incluiu a verificação da regularidade das candidaturas, a notificação dos candidatos para o suprimento de irregularidades detectadas e a apreciação dos elementos apresentados durante a fase de correcção.
A comissão referiu ainda que, após o processo de análise e correcção, as listas finais admitidas puderam sofrer alterações em relação às propostas iniciais, nomeadamente na composição dos órgãos, através de substituições, integrações ou reclassificações de membros.
Estas alterações abrangeram igualmente a dimensão territorial, com a inclusão ou exclusão de conselhos provinciais, em função dos critérios definidos no regulamento eleitoral.
Thera Dai é membro da OAM desde 2011 e conta com 17 anos de experiência profissional, tendo exercido a sua actividade nas áreas de direito corporativo, regulatório e da energia.
Fonte: MZ News
























































