A mineradora britânica Altona Rare Earths, cotada na bolsa de Londres, comunicou ter solicitado a admissão das suas acções ordinárias à negociação no OTCQBm, também conhecido como Venture Market, um mercado intermediário para empresas menores ou novas dos Estados Unidos da América (EUA) e de outros países.
Num comunicado aos accionistas, a empresa, que possui um projecto de exploração de terras raras no Monte Muambe, em Moatize, na província de Tete, centro de Moçambique, explicou que submeteu o pedido para que as suas acções ordinárias sejam negociadas no OTCQB, visto tratar-se de uma plataforma amplamente reconhecida.
Citada numa publicação do Engineering News, a entidade esclareceu que não serão emitidas novas acções em conexão com a cotação no OTCQB, acrescentando que a admissão permanece sujeita à aprovação e ao cumprimento dos requisitos de listagem aplicáveis.
“As acções da empresa continuarão a ser negociadas na Bolsa de Valores de Londres (LSE). Esta solicitação representa um passo natural e estratégico após o recente e bem-sucedido envolvimento da empresa com a Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos da América (USTDA)”, descreveu.
Na nota, a instituição destaca que o conselho acredita que a admissão à negociação no OTCQB proporcionará aos investidores institucionais e individuais da América do Norte a mesma conveniência de investimento que os investidores do Reino Unido, frisando que os requisitos de divulgação e listagem do OTCQB estão em estreita consonância com os das principais bolsas de valores fora dos EUA, facilitando o acesso para empresas do mercado principal da LSE, como a Altona.

“Esta acção aumentará a visibilidade da mineradora entre os investidores norte-americanos que buscam exposição a minerais críticos, particularmente terras raras, bem como a potenciais parceiros estratégicos, e elevará a liquidez, através da ampliação da base de accionistas da empresa ao longo do tempo”, frisa.
Citado no documento, o CEO da Altona, Cedric Simonet, afirmou que esta candidatura representa um passo inicial, mas importante, num alinhamento estratégico mais amplo com parceiros e investidores dos EUA, elucidando que a empresa continuará a desenvolver e a avaliar estratégias de crescimento e de apoio, à medida que avança com o projecto de terras raras de Monte Muambe, em Moçambique.
“O nosso pedido para negociar no OTCQB segue o resultado positivo do nosso diálogo com a USTDA e reflecte o crescente alinhamento estratégico entre a Altona, o projecto Monte Muambe e as prioridades dos EUA em relação a minerais críticos. Com essa etapa fundamental agora concluída, acreditamos que o momento é propício para começar a posicionar estrategicamente a empresa nos mercados de capitais da América do Norte”, concluiu.
A Altona Rare Earths é uma empresa focada em projectos de matérias-primas essenciais em toda a África, incluindo terras raras, fluorita, gálio, cobre e prata. O seu principal projecto, Monte Muambe, em Moçambique, apresenta mineralização de múltiplos recursos minerais com uma licença de mineração de 25 anos, enquanto a empresa também avança com o projecto de cobre e prata Sesana, no Botsuana.
Em Monte Muambe, a Altona estabeleceu o seu primeiro recurso JORC para terras raras, está a avançar com um plano de desenvolvimento em nível de escopo e pretende acelerar a produção de fluorita de grau ácido para aplicações em energia limpa, alta tecnologia e indústria.
A empresa está ainda a avaliar a recuperação de gálio a partir de rejeitos de fluorita e continua a procura de activos adicionais que se encaixem na sua estratégia de monetização a curto prazo combinada com crescimento a longo prazo no fornecimento de minerais críticos.
























































