A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (Sodiam) anunciou nesta sexta-feira, 20 de Fevereiro, que vai leiloar 74 pedras especiais de diamantes, com peso igual ou superior a 10,8 quilates, entre 23 de Fevereiro e 4 de Março.
Segundo a Sodiam, citada pela Lusa, as sessões de visualização irão decorrer nos seus escritórios, em Luanda, e o processo de licitação será feito de forma electrónica.
A empresa referiu, em comunicado, que o leilão será direccionado a clientes registados na sua base de dados e que tenham experiência na comercialização de pedras especiais, sendo que os lotes irão incluir um total de 74 pedras.
As pedras especiais foram produzidas nas minas de Luele (37), Catoca (14), Mussende (08), Kaixepa (05), Chitotolo (05), Lulo (02) e nas minas do Cuilo Kwenda, Somiluana e Furi com uma cada.
Este será o décimo sexto leilão electrónico de diamantes brutos organizado pela Sodiam desde 2019, desta feita em colaboração com a empresa Trans Atlantic Gem Sales.
Em 2025, a Sodiam exportou cerca de 17,8 milhões de quilates em bruto por um valor de cerca de 1,8 milhão de dólares, posicionando Angola como o terceiro maior produtor mundial de diamantes brutos em termos de valor.


























































