O ouro negoceia em leve queda, após de ter disparado para um máximo histórico na segunda-feira (12), com os mercados a reagirem aos receios sobre a independência da Reserva Federal (Fed), depois de o Departamento de Justiça ter ameaçado o presidente do banco central, Jerome Powell, com uma acusação criminal.
O metal amarelo desce uns ligeiros 0,21% para os 4587,73 dólares a onça, depois de ter subido 2% na sessão anterior, quando Powell afirmou que a possível acusação fazia parte de um conjunto de tentativas de pressão sobre o banco central. O mais recente ataque à Fed reavivou a chamada estratégia de “vender a América”, com o dólar a cair na segunda-feira e as obrigações do Tesouro a serem vendidas ao longo de toda a curva.
A investigação do Departamento de Justiça a Powell levou até membros do próprio Partido Republicano e o secretário do Tesouro, Scott Bessent, a alertarem Trump de que a medida poderia ser prejudicial para os mercados.
Em sentido contrário, a prata segue a subir 0,74% para 85,74 dólares por onça.
O Citigroup prevê que o ouro atinja 5 mil dólares por onça e a prata 100 dólares por onça nos próximos três meses. “Esperamos que o mercado em alta se mantenha no curto prazo”, escreveram os analistas do Citi numa nota, citada pela Bloomberg.
Noutros metais, a platina cai 0,81% para 2324,54 dólares por onça e o paládio afunda 2,07%, para os 1819,60 dólares por onça.
























































