A comercialização de diamantes rendeu a Angola, em 2025, um total de 1,5 mil milhões de euros, representando um crescimento de 21% face ao ano anterior, anunciou a Sodiam – Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola, segundo a Lusa.
De acordo com um comunicado divulgado pela empresa, o montante arrecadado resultou da venda de 17,7 milhões de quilates de diamantes brutos, um aumento expressivo de 70,2% em volume relativamente a 2024. A expansão, explica a Sodiam, reflecte a maior capacidade de colocação no mercado internacional, sustentada sobretudo pelo incremento da produção na mina de Luele.
Apesar do desempenho robusto, a empresa registou uma quebra de 28,9% no preço médio de venda por quilate como resultado das condições adversas no mercado global de diamantes naturais. Ainda assim, Angola conseguiu adaptar a sua estratégia comercial às transformações do sector, reforçando o posicionamento das suas gemas num ambiente internacional marcado por mudanças estruturais e alterações nas preferências dos consumidores.
No ano passado, as exportações angolanas totalizaram 17,2 milhões de quilates, o que representa uma subida de 68,9% em relação a 2024. De acordo com a Sodiam, o aumento das vendas e das receitas deveu-se a uma gestão mais eficiente, em particular à decisão estratégica de evitar a constituição de ‘stocks’ por parte das minas de Catoca e Luele, ao contrário do que sucedera no exercício anterior.
A empresa salienta que estes resultados reforçam o papel do subsector diamantífero na economia angolana e confirmam a eficácia das medidas adoptadas para responder às exigências de um mercado cada vez mais competitivo e volátil.


























































