As principais praças asiáticas encerraram aquela que é a última sessão completa do ano para a grande maioria das bolsas sem rumo definido, enquanto a Europa aponta para o mesmo caminho, numa altura em que os investidores aproveitam os momentos finais de 2025 para reposicionar as suas carteiras, sem grandes catalisadores para dar força às acções mundiais.
Esta terça-feira (30) marca mesmo a última sessão do ano para uma série de bolsas, onde se inclui o Japão, a Coreia do Sul e a Tailândia. As duas primeiras praças acabaram por se despedir de 2025 com uma sessão negativa, com o Nikkei 225 a ceder 0,37% e o Kospi a cair 0,15%, mas as movimentações desta terça-feira não minam aquele que foi um ano estelar para as duas bolsas, especialmente a sul-coreana, que valorizou mais de 75%.
“A retracção de hoje parece ser mais uma consolidação saudável do que uma mudança na tendência”, diz a analista Mohit Mirpuri, analista da SGMC Capital, à Bloomberg. O MSCI All Country World Index prepara-se para fechar o terceiro ano consecutivo de ganhos com o melhor desempenho desde 2019 – muito devido a um rally de Inteligência Artificial (IA), que elevou as valorizações do índice para cima dos 21%.
Já pela China, o Hang Seng, de Hong Kong, contrariou a tendência dos seus pares, ao acelerar 0,83%, apesar do Shanghai Composite ter terminado a sessão inalterado. Os investidores continuam atentos aos exercícios militares chineses ao largo de Taiwan, que estão a adensar as tensões geopolíticas entre os dois países. O Presidente da pequena nação insular, Lai Ching-te, já afirmou que “não vai escalar o conflito”.
Ainda em foco durante a sessão estarão os alegados ataques ucranianos à residência do Presidente russo, Vladimir Putin – uma acusação feita por Moscovo sem qualquer tipo de provas. O líder norte-americano, Donald Trump, já veio mostrar-se “indignado” com a ofensiva, classificando o acto como “imprudente”, numa altura em que os Estados Unidos da América (EUA) têm sido os mediadores das negociações para alcançar a paz na Ucrânia.























































