Neste dia de feriado da Restauração (1 de Dezembro) em Portugal, o PSI arrancou a subir apenas 0,07% para 8104,66 pontos, mas horas depois já avançava 0,37% para 8143,34 pontos.
As maiores subidas são nesta altura da Sonae (+2,29) e da Jerónimo Martins (+1,08%) e as maiores descidas são da Corticeira Amorim (-1,19%), da Teixeira Duarte (-0,59%) e dos CTT (-0,57%).
Apesar de a praça negociar no verde, a maioria das cotadas, oito, registava perdas, e uma mantém-se inalterada, a Ibersol.
A subida do PSI é quase uma excepção numa Europa negativa. O Stoxx 600 cai 0,18% e o EuroStoxx 50 perde 0,13%.
De resto, Londres cai -0,02%, Paris -0,34%, Frankfurt -0,70%, Milão -0,51% e Madrid é excepção a par com Lisboa e sobe +0,16%. Também Amesterdão está a subir 0,36%.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (OPEP+), liderada pela Arábia Saudita e pela Rússia, decidiu manter inalterado o nível da sua oferta conjunta de petróleo, que representa quase metade da produção global, pelo menos até 1 de Abril de 2026.
Por causa disso as acções da Galp (+0,52%) acompanham, assim, a subida do crude no mercado internacional – tanto o Brent como o WTI ganham quase 2% nesta manhã.
































































