As principais praças asiáticas encerraram a sessão desta terça-feira (4) no vermelho, recuando de máximos históricos, numa altura em que os investidores aproveitam os mais recentes recordes para procederem à tomada de mais-valias – principalmente numa altura em que algumas cotadas do sector tecnológico, o grande motor do rally no mercado accionista, dão sinais de estarem sobreavaliadas.
É o caso da Palantir, que, apesar de ter registado um terceiro trimestre recorde e ter recentemente tocado em máximos históricos, vê esta terça-feira as suas acções caírem mais de 4% no pre-market. O sentimento alastrou-se para o sector tecnológico e arrastou mesmo os futuros do Nasdaq para o vermelho, com quedas superiores a 1%. Pela Europa, a tendência é idêntica, com o Euro Stoxx 50 a cair 0,9% no pré-mercado.
A reacção do mercado destaca “o quão exageradas são as expectativas no sector da Inteligência Artificial (IA)”, começa por explicar Charu Chanana, estratega de investimentos da Saxo Markets, à Bloomberg, acrescentando que “uma queda após a publicação de resultados diz mais sobre as expectativas elevadas dos investidores do que sobre os fundamentos da empresa. As pessoas estão a ficar cautelosas em relação a essas transacções circulares em torno da IA, com a Nvidia no centro de tudo”, completa Tony Sycamore, analista da Investor’s Gold (IG), à Reuters.
Pela China, o Hang Seng, de Hong Kong, encerrou a sessão com perdas, caiu 0,7%, enquanto o Shanghai Composite deslizou 0,5%. Já no Japão, o Nikkei 225 até abriu a negociação no verde, tocando num máximo histórico, mas rapidamente foi arrastado para o vermelho com o pessimismo em torno das tecnológicas a pesar sobre o índice, que fechou a cair 1,74%.
A japonesa Nintendo terminou a negociação a deslizar 0,77%, apesar de até ter revisto em alta as previsões para as vendas da Switch 2 – a segunda geração de uma das consolas de videojogos mais populares do mundo – no actual ano fiscal, que termina em Março de 2026. Ao todo, a tecnológica espera vender 19 milhões de unidades, um valor bastante acima das expectativas anteriores de 15 milhões.
Já pela Coreia do Sul, o Kospi caiu 2,3%, corrigindo quase na totalidade dos ganhos do dia anterior, quando acelerou 2,8% e atingiu novos máximos históricos. Por sua vez, o australiano S&P/ASX 200 cedeu 0,91%, também recuando de valores recorde, depois de o banco central do país ter decidido manter as taxas de juro inalteradas.
































































