No âmbito da celebração do Dia Mundial da Poupança, assinalado a 31 de Outubro, o First Capital Bank promoveu diversas acções de educação financeira nas cidades de Maputo, Beira e Nampula.
Segundo um comunicado da instituição bancária, a iniciativa visou sensibilizar crianças e clientes para a importância de poupar, explicando os conceitos de poupança, as suas vantagens e incentivando o início de uma jornada financeira consciente.
Neste contexto, foram distribuídos mais de 400 mealheiros, tanto para crianças em escolas como para clientes nas agências do banco.
Durante estas acções, o banco visitou, no dia 31 de Outubro, o “Projecto Esperança”, em Marracuene (Maputo), onde realizou uma palestra educativa e interactiva sobre poupança dirigida às crianças, oferecendo mealheiros para incentivar a poupança desde cedo. A palestra foi interactiva porque grande parte das crianças já estava familiarizada com alguns tópicos de educação financeira devido às acções sobre o tema já realizadas pelo banco no passado.
Na Beira e em Nampula, as acções decorreram também com a distribuição de mealheiros para os primeiros clientes que visitaram as agências no Dia da Poupança e com a promoção de palestras educativas sobre poupanças, bem como a distribuição de mealheiros no Projecto Esperança e Mosteiro Madre de Deus – Lar da Nazaré respectivamente.
As palestras de educação financeira em Maputo, Beira e Nampula foram ministradas pelos próprios colaboradores do First Capital Bank, que partilharam conhecimentos e experiências de forma acessível para as crianças. Esta participação activa da equipa reforça a importância de ensinar desde cedo conceitos de poupança e gestão responsável do dinheiro, ao mesmo tempo que demonstra o compromisso do Banco em promover a literacia financeira junto de diferentes faixas etárias.
Através destas acções e da oferta de mealheiros nas agências, o First Capital Bank incentiva o desenvolvimento de hábitos financeiros saudáveis que perduram ao longo da vida, contribuindo para uma geração mais consciente e preparada para tomar decisões económicas informadas e para uma sociedade financeiramente mais sólida e sustentável.






























































