A empresa Triton Minerals anunciou progressos significativos no processo de venda de 70% dos seus activos de grafite no País à empresa NQM Gold 2 Pty, garantindo 3 milhões de dólares (192 milhões de meticais) e depositando 5,5 milhões de dólares (352 milhões de meticais) em conta fiduciária até à conclusão definitiva da transacção.
De acordo com um comunicado da companhia, tornado público na sexta-feira, 31 de Outubro, “esta operação constitui um passo estratégico” na mobilização de financiamento e na consolidação do Projecto de Grafite de Ancuabe, localizado na província de Cabo Delgado, no qual a Triton manterá uma participação de 30%.
“O desinvestimento nos activos de grafite em Moçambique é um marco importante na nossa estratégia de reforçar a liquidez e acelerar o desenvolvimento do Projecto Ancuabe”, refere a nota da empresa australiana, cotada na Bolsa de Valores de Sydney.
Paralelamente, a Triton Minerals deu início aos trabalhos de campo preliminares no Projecto Aucu de Cobre e Ouro, também localizado em Moçambique, marcando a sua entrada estratégica na exploração destes dois metais.
As actividades iniciais incluem mapeamento geológico e recolha de amostras, com o objectivo de identificar alvos prioritários para perfuração e, assim, expandir a base de recursos e o potencial de crescimento da empresa.
A Triton Minerals, especializada na exploração de grafite e metais base, pretende diversificar as suas operações e fortalecer a sua posição no mercado internacional, apostando simultaneamente na atracção de financiamento de curto prazo e na valorização dos seus activos em Moçambique.





























































