A Mitsubishi lançou oficialmente, na última quarta-feira (29), o novo Elevance Concept. O SUV conceptual é um híbrido plug-in de tracção integral com a tecnologia S-AWC da marca.
Assim, este modelo apresentado no Japan Mobility Show, evento bienal de mobilidade global realizado em Tóquio, tem motores eléctricos em cada uma das rodas dianteiras e dois motores traseiros com controlo Active Yaw Control. Este é o sistema de tracção integral e quatro motores da Mitsubishi, cuja tracção é controlada em cada roda.
Para além da parte eléctrica, há ainda o propulsor a gasolina compatível com combustíveis neutros em carbono. Ou seja, ao todo são cinco motores a equipar o Elevance Concept, que se propõe como um carro eficiente e “amigo do ambiente”. Não foram anunciados detalhes técnicos ou de desempenho, como a capacidade da bateria, tempos de carregamento ou potências.
Em termos de design, o ‘concept’ assume-se como “um SUV futurista”, com um habitáculo ao estilo de cápsula e uma carroçaria robusta. Na parte frontal, encontra-se uma nova interpretação da identidade de design Dynamic Shield e uma grelha em estrutura favo-de-mel.
Os faróis são divididos, ao passo que as luzes diurnas consistem em múltiplas faixas finas dispostas horizontalmente. A abertura das portas traseiras é deslizante e numa direcção oposta à das da frente.



Atrás, encontram-se farolins verticais até aos pilares C de cada lado, unidos por uma barra horizontal abaixo do vidro. Ao centro, está o logótipo iluminado. O tejadilho panorâmico é amplo e define o desenho do automóvel.
A Mitsubishi propõe um interior espaçoso para este carro conceptual. Podem ser transportados seis ocupantes (incluindo o condutor), distribuídos por três filas de bancos estofados em couro de alta qualidade.
Ao rodar os bancos dianteiros (incluindo o do condutor), é possível criar uma espécie de sala de estar sobre rodas. Como é natural, se esta ideia chegar à produção, o condutor não deverá virar o seu banco em marcha.
Três grandes ecrãs formam um aparente ecrã gigante único, que se estende por toda a largura do tablier. O volante incorpora um mostrador LCD onde é exibido o AI Co-Driver – um assistente que utiliza Inteligência Artificial para analisar o que rodeia o veículo e o seu estado em tempo real.
Em conformidade, dá recomendações ao condutor, incluindo sobre o modo de condução ideal para cada momento. Segundo a Mitsubishi, além de aprimorar a experiência de condução, este recurso também aumenta a segurança.



Já a consola central possui um botão rotativo que permite seleccionar o modo de condução.
É possível transportar um atrelado equipado com cozinha e cabine de duche, carregável através do sistema híbrido plug-in do próprio Elevance Concept.
Chegará às estradas?
O Mitsubishi Elevance Concept é um automóvel conceptual, como o próprio nome indica. Não existem quaisquer indicações sobre se poderá servir de base a um futuro modelo de produção.
Fonte: Notícias ao Minuto






























































