O abacate deixou de ser visto apenas como uma fruta calórica e passou a ocupar um lugar de destaque nas dietas equilibradas. Rico em gorduras boas, vitaminas e minerais, faz bem e pode ser consumido diariamente.
“O consumo diário de abacate pode trazer diversos benefícios para a saúde, desde que seja feito com moderação. É rico em gorduras monoinsaturadas (principalmente ácido oleico), que ajudam a melhorar o perfil lipídico, reduzindo o LDL (mau colesterol) e aumentando o HDL (bom colesterol)”, explica Isolda Prado, médica nutróloga e directora da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia).
Quem inclui abacate no pequeno-almoço ou nas refeições intermédias tende a sentir menos fome ao longo do dia. Isto acontece porque as suas gorduras e fibras promovem uma saciedade prolongada, ajudando no controlo do apetite e até na perda de peso, se consumido com equilíbrio.
Além disso, o abacate fornece fibras, potássio, magnésio, vitaminas E, K e do complexo B, bem como compostos bioactivos com acção antioxidante e anti-inflamatória.
“Desta forma, o consumo moderado de abacate pode melhorar a saciedade e ajudar no controlo do apetite, reduzindo marcadores inflamatórios, com possível melhoria da saúde intestinal e da função cardiovascular”, complementa a médica.
Fonte: Terra






























































