O grupo Toyota anunciou que apresentará o seu primeiro modelo com baterias de estado sólido (SSB) em 2027. Esta proposta, que poderá evoluir do Lexus Sport Concept (em exposição no Salão de Tóquio por estes dias), estará à venda em 2028. Em causa poderá estar o hipercarro que sucederá ao LFA, um “irmão” do futuro supercarro Toyota GR com motor V8.
Esta tecnologia é tida como um passo seguinte no desenvolvimento de carros eléctricos, e a Toyota é uma das fabricantes na linha da frente, tendo começado a investir nas SSB há quase uma década.
O conceito permite não só uma redução substancial do peso, como também do tamanho e do respectivo desempenho, comparativamente com as baterias actualmente utilizadas de estado líquido. O resultado é uma densidade energética maior (cerca do dobro), em contraste com as baterias de iões de lítio hoje presentes nos carros eléctricos – o que equivale também a um alcance muito superior. A título de exemplo, um protótipo recente mostra um potencial de até 1200 km de alcance, ou seja, cerca do triplo de um modelo actual. A juntar a isso, as SSB prometem uma durabilidade quatro vezes superior, apesar de suportarem carregamentos mais rápidos.
Outro factor importante é que as SSB podem ter implicações significativas na redução da pegada ecológica dos carros eléctricos. Segundo a fabricante, esta tecnologia contribuirá para uma redução do CO2 no processo de produção, embora o aspecto mais importante seja o fabrico de uma bateria com maior longevidade.
Além das SSB, a Toyota está a trabalhar numa nova família de baterias de iões de lítio com menor altura, para adoptar em futuros modelos de produção. Esta solução permitirá reduzir a altura total do carro e, ao mesmo tempo, aumentar o espaço interior. O primeiro exemplo disso foi o Corolla Concept, apresentado igualmente em Tóquio.

































































