O SG&A significa Selling, General and Administrative expenses, ou Despesas com Vendas, Gerais e Administrativas, em português, que engloba os custos operacionais de uma empresa que não estão directamente ligados à produção de bens ou serviços, como salários da equipa administrativa, marketing, renda e contas de consumo.
É um indicador financeiro fundamental para avaliar a eficiência e a rentabilidade de um negócio, uma vez que despesas elevadas podem afectar negativamente o lucro operacional.
Para tornar este conteúdo mais prático, aqui estão alguns exemplos de despesas que se enquadram nas despesas gerais, administrativas e de vendas:
Salários
A folha de pagamento dos funcionários em geral pode ser entendida como uma despesa administrativa. A excepção são os profissionais que trabalham directamente na produção, que é um custo operacional.
Despesas de actividade
As empresas precisam de investir em material de escritório, acções de marketing ou contratação de empresas terceirizadas de manutenção. Essas despesas também se enquadram nas despesas gerais, administrativas e de vendas.
Taxas
As taxas pagas pelo departamento financeiro da empresa, como impostos, são outro tipo de despesa administrativa, que exigem algum acompanhamento, pois influenciam o lucro líquido da empresa.
Estes são apenas alguns exemplos, pois existem outros tipos de despesas administrativas. No entanto, já é possível entender a lógica por detrás desse tipo de despesa para uma empresa.
A soma destes custos directamente relacionados com a administração do negócio é, portanto, o resultado obtido para as despesas gerais, administrativas e de vendas.
Fonte: Mais Retorno
































































