Num mundo onde a arte e a engenharia se unem para expressar poder, fé e identidade cultural, as estátuas monumentais erguem-se como símbolos grandiosos da história e do orgulho nacional.
De figuras religiosas a líderes políticos e heróis lendários, estas colossais obras de arte espalhadas entre a Índia, a China, a Rússia e outros países não são apenas marcos turísticos, mas também testemunhos da ambição humana de deixar uma marca eterna.
Conheça as dez estátuas mais altas do planeta, de acordo com a plataforma espanhola Viajes.
Estátua da Unidade (Índia) – 182 metros
Localizada nas margens do Rio Narmada, é um símbolo da unidade nacional. Construída com aço, betão e revestimento de bronze, suporta ventos até 180 km/h. A sua altura total, incluindo a base, é de 240 metros.



Buda do Templo da Primavera (China) – 128 metros
Construída em 2008 sobre um trono de lótus de 25 metros, tem 128 metros de altura. É feita de placas de cobre e pesa aproximadamente mil toneladas.



Laykyun Sekkjar (Birmânia) – 116 metros
Esta estátua de Gautama Buda fica sobre um trono de 13,5 metros e está localizada na vila de Khatakan Taung, em Mianmar. A construção começou em 1996 e foi concluída a 21 de Fevereiro de 2008.



Ushiku Daibutsu (Japão) – 100 metros
Feita de bronze, com altura total de 120 metros incluindo o pedestal, possui um elevador interno para um miradouro e foi inaugurada em 1993.



Sendai Daikannon (Japão) – 100 metros
Esta estátua da deusa Kannon possui um elevador para vistas panorâmicas sobre a cidade japonesa de Sendai. Foi a mais alta do mundo até 1993.



Guanyin das Mil Mãos e Mil Olhos (China) – 99 metros
Construída em 2009 com um investimento de 30 milhões de euros, representa a divindade da compaixão e misericórdia, Guanyin ou Avalokiteshvara (a divindade budista da misericórdia e compaixão), com onze cabeças e milhares de braços, simbolizando a sua capacidade de ver e ajudar todas as pessoas.



Estátua de Pedro, o Grande (Rússia) – 98 metros
Projectada por Zurab Tsereteli, um pintor, escultor e arquitecto georgiano conhecido por monumentos de grande porte, comemora o 300.º aniversário da Marinha Russa. Feita de aço, bronze e cobre, pesa aproximadamente mil toneladas.



Grande Buda de Ang Thong (Tailândia) – 92 metros
Esta estátua é a mais alta da Tailândia e levou 18 anos para ser construída. A sua largura é de 63 metros, o que a torna imponente. Acredita-se que tocar na mão do Buda traz boa sorte.



Mãe de toda a Ásia (Filipinas) – 88 metros
É a estátua mais alta da Virgem Maria do mundo, com 98,15 metros, incluindo a base/edifício sobre a qual se ergue. As suas mãos e rosto foram projectados pelo escultor filipino Eduardo Castrillo, e são feitos de betão e aço.



Estátua da Pátria (Rússia) – 85 metros
Construída para comemorar a Batalha de Stalingrado durante a Segunda Guerra Mundial, era o monumento mais alto do mundo na época. A altura total, incluindo o pedestal, é de 87 metros.

































































