A Ferrari deu o primeiro passo rumo à electrificação total com o lançamento do Elettrica EV, o primeiro modelo 100% eléctrico da marca italiana.
De acordo com o portal Zap Aeiou, o Elettrica tem uma autonomia de 530 km e terá quatro portas e quatro lugares. Ainda não há imagens do modelo, mas analistas da indústria automóvel acreditam que poderá ser semelhante ao GTC4 Lusso de quatro lugares lançado em 2016.
“A condução do carro é, francamente, inacreditável”, afirmou Gianmaria Fulgenzi, director de desenvolvimento de produto da empresa, destacando a engenharia avançada que faz com que o primeiro eléctrico da Ferrari pareça leve e ágil, apesar do seu tamanho.
“É fácil criar muita potência com um motor eléctrico, mas para isso são precisos motores grandes e uma bateria enorme — e esses carros acabam por parecer elefantes na estrada”, afirma.
O volante possui dois manettinos e patilhas para controlar a potência, o binário e a travagem regenerativa, proporcionando ao condutor um controlo preciso sobre o desempenho.
Ao contrário da maioria dos eléctricos, o Elettrica tem um sistema de som que amplifica as frequências naturais dos motores eléctricos, em vez de as mascarar, sendo capaz de fornecer feedback dinâmico à medida que o carro acelera. A empresa compara este som ao de uma guitarra eléctrica.
“Queríamos criar um carro que pudesse ser usado em família ou entre amigos”, explicou Benedetto Vigna, CEO da Ferrari. “O Elettrica EV irá atrair não apenas os habituais clientes da empresa, mas também pessoas que não considerariam até agora comprar um Ferrari”, acrescentou.
O novo modelo tem 600 cavalos e uma bateria de 122 kWh. Apesar da sua potência, Vigna afirma que este “não é um super carro.”






























































