O Presidente da República (PR), Daniel Chapo, inicia este sábado (18), uma visita de trabalho à Suíça. A deslocação ocorre em resposta ao convite formulado pela secretária-geral da Organização Mundial de Meteorologia (OMM), Andrea Celeste Saulo, e enquadra-se no âmbito da cooperação internacional nas áreas do clima e da gestão de riscos.
Durante a sua estadia, o chefe do Estado participará, na segunda-feira, na cidade suíça de Genebra, como orador principal no painel de alto nível subordinado ao tema “Iniciativa de Aviso Prévio para Todos e o Papel dos Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais”. O encontro reunirá líderes e especialistas internacionais para debater estratégias globais de adaptação e mitigação das mudanças climáticas.
De acordo com um comunicado citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM), “neste evento, o Presidente Chapo fará a partilha da experiência de Moçambique em matéria de resposta a situações de emergência, tendo em conta o empenho proactivo e estratégico do País na adaptação e resiliência climática”. A intervenção do chefe do Estado procurará evidenciar os progressos alcançados por Moçambique no reforço dos sistemas de alerta e na gestão de desastres naturais.
A agenda presidencial prevê igualmente encontros bilaterais com as autoridades da Suíça e com responsáveis de diversos organismos multilaterais sediados em Genebra. Estão ainda previstos encontros com embaixadores e representantes permanentes dos Países de Língua Portuguesa junto das Nações Unidas e de outras organizações internacionais, bem como reuniões com empresários e com a comunidade moçambicana residente naquele país europeu.
Nesta deslocação, Daniel Chapo faz-se acompanhar por uma delegação composta pelos ministros das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga, e da Saúde, Hussene Isse. Integram igualmente a comitiva os secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros e Comunidade Moçambicana no Exterior, Maria de Fátima Manso, e do Ambiente, Gustavo Sobrinho Djedje.
Acompanham ainda o PR o presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres, Luísa Meque, e o embaixador de Moçambique na Suíça e representante permanente junto das Nações Unidas em Genebra, Geraldo Saranga, além de quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado. Esta visita reforça o compromisso de Moçambique com a diplomacia climática e com o fortalecimento da cooperação internacional.































































