A Corporation For Africa & Overseas — CFAO Mobility Mozambique — multinacional francesa que representa as marcas Toyota, Suzuki e Hino -, lançou nesta quinta-feira 16 de Outubro, a primeira pedra para a construção da sua nova sede em Maputo, num investimento na ordem dos 10 milhões de dólares. O projecto, com duração estimada de 12 meses, visa consolidar a marca no País, e elevar os padrões de atendimento, pós-venda e eficiência operacional.
Com dois pisos e uma área superior a 27 mil metros quadrados, o novo edifício-sede incluirá um showroom de viaturas novas e usadas Toyota, uma oficina de última geração, uma loja de peças genuínas Toyota, um centro técnico de formação, um armazém de peças e zonas verdes. O projecto privilegia soluções modernas e sustentáveis, com iluminação técnica optimizada e equipamentos de alta eficiência energética.
Durante o evento, o director-geral da CFAO Moçambique, Henrique Bettencourt, destacou que a nova sede vai substituir as actuais instalações com mais de quatro décadas de uso e já tecnologicamente ultrapassadas.
“O edifício onde nós estamos agora já tem 40 anos, portanto, está muito degradado e não está a fazer jus ao que a marca precisa e representa para o mercado. Tecnologicamente não está nos standards do que é a CFAO. E esta nova sede irá, assim, juntar num só espaço, todas as áreas da nossa actuação: peças, showrooms, oficinas e serviços de assistência com tecnologia moderna e um ambiente mais confortável e acolhedor para clientes e colaboradores”, explicou o CEO da empresa.
De acordo com o responsável, a nova infra-estrutura vai também duplicar a capacidade das oficinas de bate-chapa e pintura, melhorar as condições internas de trabalho e oferecer áreas sociais e cantinas ampliadas.
“O espaço que temos hoje é muito pequeno para as grandes ambições que a marca tem. Este novo edifício vai representar um salto qualitativo e quantitativo, tanto para o serviço ao cliente quanto para o bem-estar do nosso staff”, acrescentou.
Além da construção do novo edifício, o projecto inclui uma intervenção de requalificação urbana nas áreas circundantes, com melhorias nas vias de acesso, e sistemas de drenagem de águas pluviais, realizados em parceria com o Conselho Municipal de Maputo.

“Estamos a trabalhar com o município para escoar as águas deste bairro até à rotunda, melhorando significativamente a mobilidade e reduzindo riscos de inundações. É uma obra que beneficia não só a empresa, mas também toda a comunidade local, algo que simboliza também o nosso compromisso social”, sublinhou Bettencourt.
Em relação ao percurso da empresa, o CEO destacou o crescimento acelerado desde a entrada do grupo no mercado moçambicano: “O grupo CFAO entrou em Moçambique em 2021, somos uma operação relativamente jovem. Entrámos com a Toyota, que é também detentora do grupo CFAO e já conseguimos expandir por forma a representar a Suzuki. Hoje somos líderes no mercado automóvel e passámos de cinco representações em 2021 para 14 oficinas oficiais da Toyota em todo o País”, referiu.
O acto de lançamento da primeira pedra incluiu uma cerimónia tradicional japonesa, representando o início simbólico das obras. O ritual, conduzido com três ferramentas – enxada, pá e espada – simbolizou a remoção de obstáculos, a abertura da terra para um novo começo e a preparação do terreno para a construção.

A tradição foi partilhada pelo embaixador do Japão em Moçambique, Keiji Yamada, pelo embaixador da França em Moçambique, Yan Prado, o vereador do Pelouro de Mobilidade, Transportes e Trânsito do Conselho Municipal de Maputo, Fernando Uache, presidente do Conselho de Administração do Grupo CFAO, Richard Bell, o vice-presidente da TTC, Ishiro Kashitani e o CEO da CFAO Mobility, Fabrício Carrasqueira, num momento de cooperação internacional e da amizade entre os países.
Fernando Uache destacou que o investimento da CFAO Mobility é também um contributo para o desenvolvimento urbano da capital: “Este momento não é apenas o início de uma construção, mas o fortalecimento da nossa cidade. A nova sede simboliza o compromisso da CFAO com a inovação, a qualidade e a mobilidade sustentável”, assinalou.
A nova sede será construída nas actuais instalações da empresa, na praça 16 de Junho, cidade de Maputo.
Texto: Germano Ndlovo






























































