O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) procedeu, nesta terça-feira (14), à oferta de material para escrita em braille à Associação de Cegos e Amblíopes de Moçambique (ACAMO), uma agremiação que luta contra a exclusão e representa os interesses das pessoas com deficiência visual em todo o País.
A doação, segundo um comunicado do banco, compreende 50 bengalas brancas, 50 exemplares do livro Sabes o que eu vejo? e 50 pautas com punção para escrita em braille.
Na ocasião, Luís Aguiar, administrador do BCI, afirmou que esta não foi a primeira vez que a instituição apoiou a ACAMO. “Um dos propósitos da nossa responsabilidade social é precisamente apoiar a inclusão, a coesão social e o desenvolvimento da auto-estima, promovendo projectos que contribuam para uma cidadania mais plena e uma sociedade melhor. Um projecto com este propósito, com esta generosidade, com este rigor e com esta qualidade é para continuar a apoiar. Esse é o nosso objectivo. Estamos muito sensibilizados e esperamos que esta oferta vá ao encontro das necessidades da associação. Continuaremos atentos à vossa actividade”, sublinhou.
Por sua vez, Emília Chissico, delegada da ACAMO na província e cidade de Maputo, agradeceu o gesto do BCI e destacou o papel da associação, representada em todo o País, com dez delegações e departamentos de Educação; Género, Criança e Acção Social; Juventude, Cultura e Desporto; e Saúde Ocular.
De acordo com a mesma nota de imprensa, a cerimónia de entrega contou com a presença de representantes do Conselho Municipal de Maputo e do Ministério do Trabalho, Género e Acção Social, que se congratularam com a oferta do BCI e encorajaram a ACAMO a manter o seu empenho na promoção da inclusão social.
O Fórum das Associações Moçambicanas de Pessoas com Deficiência (FAMOD) também reconheceu o esforço do BCI em prol da inclusão e participação activa das pessoas com deficiência na sociedade, reafirmando a importância de parcerias deste tipo para a construção de um Moçambique mais justo e solidário.






























































