O Presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se esta terça-feira (14) com a primeira-ministra de Moçambique, Benvinda Levi, em Pequim, durante a sua participação na Reunião Global de Líderes sobre Mulheres. O encontro assinala o reforço dos laços diplomáticos entre os dois países, que este ano celebram 50 anos de relações oficiais.
Xi Jinping sublinhou que, ao longo destas cinco décadas, “China e Moçambique resistiram ao teste das mudanças internacionais e a sua amizade tradicional manteve-se sólida.” O líder chinês destacou a intenção de continuar a apoiar Moçambique e aprofundar a parceria estratégica abrangente.
“A China está pronta para fortalecer a coordenação estratégica, expandir a cooperação mutuamente benéfica e aprofundar a parceria estratégica abrangente, escrevendo em conjunto um capítulo ainda mais glorioso para os próximos 50 anos”, afirmou Xi Jinping.
O Presidente chinês salientou ainda o apoio da China a Moçambique na busca de um caminho de desenvolvimento adequado às suas condições nacionais, bem como na manutenção da unidade e estabilidade do País. O governante reforçou a disponibilidade para cooperar com o Governo, partidos políticos e órgãos legislativos moçambicanos.
Xi Jinping apelou à partilha de experiências de governação e ao desenvolvimento integrado em áreas como energia, recursos minerais e infra-estruturas. O Presidente da China referiu que “as duas partes devem aproveitar os resultados da Cimeira de Pequim do Fórum de Cooperação China-África para aprofundar a cooperação prática.”
O líder chinês acrescentou que a China está pronta para promover a iniciativa de governança global, opor-se ao unilateralismo e proteger os interesses comuns de ambos os países e do Sul Global.
Por sua vez, Benvinda Levi descreveu como profundo e significativo o discurso de Xi Jinping na Reunião de Líderes Globais sobre Mulheres. “Moçambique está disposto a trabalhar com a China para implementar os resultados da reunião e promover o desenvolvimento da causa das mulheres em todo o mundo”, afirmou a primeira-ministra.
A governante reiterou que a China é um parceiro de confiança de Moçambique e reafirmou o compromisso do País como parceiro da China, destacando a vontade de aprender com a experiência de desenvolvimento chinesa e salientando a importância desta cooperação para o progresso económico e social de Moçambique.
Fonte: CGTN Africa
































































