O Governo angolano está a concluir um guia de investimentos para o sector do turismo – Tourism Doing Business -, que pretende ser “um repositório das oportunidades de investimento nesta área” existentes no país, anunciou nesta segunda-feira 6 de Outubro, o ministro do Turismo, Márcio Daniel.
O dirigente, que discursava na abertura do Bolsa Internacional de Turismo (BITUR), segundo informou a Lusa, referiu que o Tourism Doing Business foi “elaborado na linguagem que os grandes investidores compreendem.”
De acordo com o governante, o país está a levar a cabo outros projectos que contam com a colaboração da ONU Turismo, um organismo do sistema das Nações Unidas, anunciando que está em fase avançada de preparação a criação da Academia de Turismo.
Márcio Daniel avançou que esta academia será “um centro de excelência formativa para atribuir o selo de qualidade da ONU Turismo à formação e capacitação técnico-profissional levada a cabo no sector”, que poderá servir não só Angola, mas também os países vizinhos.
O ministro reconheceu que o país ainda precisa “de interlocutores mais representativos, mais activos, mais conectados à realidade dos operadores.”
“Precisamos de associações fortes, organizadas, que falem com uma única voz, uma voz do turismo nacional, capaz de defender os interesses de todos e de construir pontes entre os profissionais, o Governo e os investidores”, anuiu.
Para os estudantes, Márcio Daniel frisou que a BITUR é “uma vitrina de possibilidades”, salientando o sector do turismo como um dos que detêm enorme potencial de geração de emprego, empreendedorismo e inovação.
O titular da pasta do Turismo pediu aos operadores para exporem as suas necessidades, nomeadamente quais são as áreas com maior carência de profissionais e que tipo de formação é mais urgente. “Esta é a hora de fazermos esse diagnóstico conjunto, de forma aberta e construtiva”, expressou.
De acordo com o ministro, no próximo ano, Angola marcará presença em feiras internacionais de turismo, levando consigo o seu ritmo, energia e potencialidades.
Neste contexto, a BITUR surge como uma oportunidade única “para se alinhar visões, partilhar conhecimento e elevar o nível de preparação dos operadores turísticos, capacitá-los na criação de roteiros inovadores, apelativos e alinhados com as expectativas dos mercados internacionais”, sublinhou Márcio Daniel.































































