Uma delegação de Angola participou, na semana passada, na Feira Internacional Fruit Attraction, em Madrid, Espanha, um dos eventos mais relevantes do sector agro-alimentar a nível mundial, que nesta edição reuniu mais de 120 mil profissionais oriundos de mais de 150 países.
Angola contou, neste ano, com um stand próprio, onde foram apresentadas algumas das suas principais zonas de desenvolvimento agrícola, bem como as oportunidades de investimento que o país oferece na área da produção hortofrutícola, com destaque para as frutas tropicais.
Segundo um comunicado de imprensa da embaixada de Angola em Espanha, a delegação angolana integrou o administrador-executivo da Agência de Promoção de Investimento Privado e Exportações (AIPEX), Sérgio Amado, a directora nacional do Comércio do Ministério da Indústria e Comércio, Edna Capalo, e o director-geral do Instituto Nacional de Controlo da Qualidade (INACOQ), Dionísio Joaquim da Costa.
Durante a sua estadia em Madrid, a delegação manteve vários encontros institucionais e empresariais com empresas de logística, organismos do Governo espanhol e empresas importadoras de frutas, que demonstraram grande interesse nos produtos agrícolas de Angola, em particular em frutas tropicais como ananás, manga e abacate.
Cooperação económica
A delegação foi acompanhada, durante a sua visita à feira, pela embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República de Angola no Reino de Espanha, Balbina Malheiros Dias da Silva, que destacou a importância de continuar a fortalecer os laços comerciais entre ambos os países, especialmente no sector agro-alimentar.
Por sua vez, a adida Comercial da República de Angola em Espanha e Portugal, Paula Francineth Cordeiro Lisboa, sublinhou que este é o primeiro ano em que o país está presente na feira com um stand.
“Estamos representados tanto com o stand institucional de promoção de Angola quanto com a empresa Novagrolider, que participa com o tema ‘From Angola with love'”, disse, depois de frisar que o país está a “ganhar visibilidade e posicionamento no mercado, o que se reflecte no interesse pelos nossos produtos e também no interesse dos investidores.”
A participação de Angola na Fruit Attraction 2025 representa um marco estratégico na internacionalização do sector agrícola angolano, em linha com os objectivos do Governo de diversificação económica e atracção de investimento estrangeiro.
Fonte: Jornal de Angola






























































