A África do Sul emitiu uma licença de voo a uma operadora aérea russa sancionada pelos Estados Unidos da América (EUA), alegando que não tinha conhecimento de que a empresa estava na lista negra, noticiou a Bloomberg.
Um avião de carga da companhia aérea da Rússia Abakan Air, colocado na lista negra no ano passado pelos EUA por transportar equipamento militar russo, aterrou na África do Sul com uma carga pesada na quinta-feira (2), de acordo com o Rapport. A aeronave voou para Upington, na província do Cabo Setentrional, via Dar es Salaam, na Tanzânia, antes de reabastecer no Aeroporto de Lanseria, nos arredores de Joanesburgo, e partir do país com o porão vazio, informou o site, citando dados do FlightRadar24.
“O Departamento de Transportes da África do Sul emitiu uma licença de operador estrangeiro à Abakan Air em 23 de Setembro para o transporte de carga geral, um helicóptero civil e aeronaves acrobáticas”, afirmou o porta-voz Collen Msibi em resposta às perguntas da Bloomberg.
“A África do Sul não foi informada por nenhum outro Governo que a Abakan Air foi colocada na lista negra”, referiu Msibi, acrescentando que “também deve ser observado que o Governo sul-africano não colocou a operadora na lista negra.”
O site do Gabinete de Controlo de Activos Estrangeiros do Tesouro dos EUA mostra que a russa Abakan Air foi sancionada.
O voo ocorre três anos depois de um navio de carga russo atracar numa base naval perto da Cidade do Cabo, provocando uma disputa diplomática entre Pretória e Washington. O ex-embaixador dos EUA na África do Sul, Reuben Brigety, alegou que armas foram carregadas no navio. As consequências comprometeram o acesso comercial preferencial da nação africana à maior economia do mundo e o rand caiu para uma baixa recorde em relação ao dólar.
Uma investigação judicial iniciada pelo Presidente sul-africano Cyril Ramaphosa não encontrou provas que sustentassem as alegações do embaixador dos EUA.
As relações entre Washington e Pretória deterioraram-se ainda mais desde que o Presidente Donald Trump regressou à Casa Branca. Trump congelou a ajuda dos EUA à África do Sul e impôs ao país as tarifas de importação mais elevadas da África Subsaariana, após alegar falsamente que o Governo está a presidir a um genocídio de agricultores brancos afrikaners.
Os legisladores americanos também estão a considerar um projecto de lei que visa uma revisão completa das relações entre os países, alegando que Pretória apoia adversários dos EUA.
A Abakan Air também está numa lista de dívidas por atrasos no pagamento de serviços de aviação, incluindo combustível, de acordo com a Rapport. O seu avião de carga esteve no Irão durante algum tempo antes do seu voo para a África do Sul, de acordo com o site.

































































