A doca seca de Quelimane, na província da Zambézia, encontra-se em avançado estado de degradação e necessita de um investimento estimado em 15 milhões de dólares para ser totalmente reabilitada e equipada com tecnologia moderna capaz de permitir a reparação e manutenção de barcos e navios.
Segundo o jornal O País, a infra-estrutura, considerada estratégica para o sector marítimo e pesqueiro da região, apresenta sérios sinais de abandono, com a comporta principal destruída, impedindo o normal funcionamento da doca e comprometendo os serviços de manutenção naval.
O secretário de Estado na Zambézia, Avelino Muchine, visitou recentemente o local para se inteirar da situação e manifestou preocupação com o estado da estrutura. “Trata-se de um empreendimento de grande importância económica e social, que precisa de intervenção urgente para voltar a servir o sector marítimo”, afirmou o dirigente.
Os investidores privados de Espanha e da China já demonstraram interesse em reabilitar e explorar a doca, mas até ao momento não houve avanços concretos. Há também uma empresa nacional que aguarda há quatro anos uma resposta do Ministério dos Transportes e Logística sobre a possibilidade de assumir a gestão e a reabilitação do empreendimento.
Durante a visita, o secretário de Estado deslocou-se igualmente ao Porto de Pescas de Quelimane, outra infra-estrutura que se encontra praticamente inoperacional devido à falta de investimento. Os frigoríficos industriais de produção de gelo, que em tempos abasteciam a cidade e as embarcações pesqueiras, estão paralisados há vários anos.
No mesmo périplo, Avelino Muchine visitou ainda a travessia de Quelimane a Recambia, no distrito de Inhassunge, e as instalações da Administração Marítima da Zambézia, onde apelou à recuperação das infra-estruturas e à melhoria dos serviços públicos ligados ao sector marítimo e portuário.
As autoridades provinciais reconhecem que a revitalização das infra-estruturas marítimas é essencial para dinamizar a economia local, criar empregos e fortalecer as cadeias logísticas ligadas à pesca e ao transporte costeiro.































































