A Mastercard está a estabelecer parcerias com inovadores líderes em Inteligência Artificial (IA) e comércio, incluindo Stripe, Google e Antom da Ant International, para tornar as transacções intermediadas seguras acessíveis e escaláveis para comerciantes e plataformas digitais em todo o mundo.
Num esforço para promover pagamentos baseados em IA, a Mastercard está a introduzir novas ferramentas para programadores, expandindo os serviços de consultoria e aprofundando a colaboração com o ecossistema global de tecnologia e finanças.
Como parte desta iniciativa, todos os titulares de cartões Mastercard nos EUA terão acesso ao programa Mastercard Agent Pay, com um lançamento global a seguir-se pouco tempo depois. Inicialmente, os titulares de cartões Mastercard do Citi e do U.S. Bank terão a oportunidade exclusiva de experimentar compras aprimoradas por IA, à medida que provedores e facilitadores de comércio de agentes, como PayOS, Firmly, AI, Basis Theory e outros participantes do sector, entrarem em operação.
Para ajudar os programadores e as empresas a começarem rapidamente, a Mastercard está a lançar:
- Kit de ferramentas do agente: disponível no Mastercard Developers, permite que assistentes de IA e ferramentas de agência acedam e interpretem perfeitamente a documentação da interface de programação de aplicativos (API) da Mastercard, usando conteúdo estruturado e legível por máquina através do servidor Model Context Protocol (MCP). Facilita também a integração com plataformas como Claude, Cursor e GitHub Copilot, tornando a API da empresa mais fácil de descobrir e integrar nos fluxos de trabalho da agência. A disponibilidade do modelo de contexto de protocolo (MCP) complementa o protocolo Agent2Agent.
- Inscrição de agente: um método simples para os utilizadores do Kit de ferramentas do agente identificarem os seus agentes e obterem acesso a produtos e serviços da Mastercard habilitados para IA.
- Insight Tokens: uma forma segura e controlada para os comerciantes acederem e aplicarem insights autorizados da Mastercard. À medida que o comércio evolui, os Insight Tokens permitirão que os consumidores recebam experiências e informações mais personalizadas e úteis, com o seu consentimento. Os Insight Tokens são construídos com base na tecnologia existente da empresa e já são suportados por parceiros B2B como a SAP Concur.
- Serviços de consultoria de agenciamento: orientação especializada para ajudar emissores, adquirentes, comerciantes e facilitadores de IA a projectar experiências de compra inteligentes e acelerar a sua implementação.
De acordo com o portal Tech in Africa, a Mastercard está a aproveitar a sua profunda experiência na definição de padrões globais e interoperáveis de pagamentos digitais — incluindo pagamentos sem contacto e tokenização — para ajudar a definir como os pagamentos devem funcionar em ambientes de agenciamento. Em colaboração com a FIDO Alliance e o seu Grupo de Trabalho de Pagamentos, a entidade e outros líderes do sector estão a desenvolver um padrão de credenciais verificáveis para pagamentos. Esse padrão confirmará detalhes da transacção, como valor, comerciante e produto, garantindo que todas as partes envolvidas na mesma tenham a certeza de que foi aprovada pelo comprador. Isto estabelece as bases para uma estrutura mais segura, integrada e confiável para pagamentos por agentes.
“Os pagamentos com Inteligência Artificial não são apenas uma tendência — são uma transformação”, disse Craig Vosburg, director de serviços da Mastercard. “Os ordenados devem ser intrínsecos à experiência de agência. Estamos a criar a infra-estrutura para uma nova geração de transacções inteligentes, onde consumidores e desenvolvedores podem capacitar agentes de IA para agir em seu nome com confiança, transparência e precisão.”
“Estamos a colaborar com parceiros em todo o ecossistema para estabelecer os padrões e as ferramentas que definirão o comércio por agentes”, afirmou Jorn Lambert, director de produtos da Mastercard. “Continuamos empenhados em criar um ambiente de confiança para que os pagamentos baseados em IA possam expandir-se globalmente.”































































