A Volvo anunciou uma série de mudanças significativas para o modelo de 2026 do seu SUV eléctrico de três filas, o EX90. Entre as principais novidades está a introdução de uma arquitectura eléctrica de 800V, substituindo o sistema anterior de 400V.
O fabricante também adicionou um novo software de gestão da bateria que utiliza um algoritmo para optimizar o carregamento, tornando-o mais rápido do que antes. Com estas modificações, agora é possível carregar até 350 kW, proporcionando o equivalente a 250 km de autonomia em 10 minutos.
De acordo com o site Auto Drive, o modelo original só permitia carregar até 250 kW. A nova arquitectura reduz o calor gerado durante o carregamento, apesar do aumento na velocidade do mesmo.
Outra novidade é a introdução de “mais potência para uma aceleração mais rápida”, bem como maior eficiência – embora o fabricante não especifique os números. A marca sueca também menciona uma redução do peso tanto da bateria como dos motores utilizados. As mudanças incluem ainda um novo tecto panorâmico electrocromático, “emprestado” do ES90, que possui um botão que torna o vidro opaco.
Entre as novas funcionalidades, também se destacam novos alertas de segurança em caso de estradas escorregadias, perigos ou acidentes detectados à frente. Existe também um sistema de assistência à paragem de emergência que efectua chamadas de emergência e imobiliza automaticamente o carro se perceber que o condutor deixou de responder.
Outro destaque é o sistema de controlo automático de direcção de emergência que funciona no escuro, evitando colisões com peões e ciclistas. A Volvo também menciona uma função de estacionamento paralelo para o Park Pilot Assist.
O EX90 vem agora equipado com processadores NVIDIA DRIVE AGX Orin, que permitem realizar um trilião de operações por segundo. Os actuais proprietários do carro receberão essas actualizações se visitarem o seu concessionário.
































































