Os índices asiáticos oscilaram entre ganhos e perdas na sessão desta segunda-feira (29), com as cotadas chinesas a ganharem renovado impulso depois de serem conhecidos importantes dados económicos, enquanto no Japão os índices não resistiram às perdas. Pela Europa, os futuros do Eurostoxx 50 sobem 0,50% e apontam para uma abertura no verde.
Entre os principais índices chineses, o Shanghai Composite subiu 0,93%. Já o Hang Seng de Hong Kong pulou 2%. Pelo Japão, o Nikkei desvalorizou 0,85% e o Topix cedeu 1,66%. Já o sul-coreano Kospi avançou 1,52%.
No Japão, várias cotadas negoceiam em ex-dividendo, data a partir da qual as acções são transaccionadas já sem conferirem o direito relativo ao pagamento de dividendos e acabaram por pesar sobre os índices de referência.
As acções do Sony Financial Group fecharam o dia com perdas de mais de 16% na sua estreia em Tóquio, após o Sony Group ter separado e listado a empresa numa iniciativa para se concentrar nos seus negócios de entretenimento e sensores de imagem.
No que toca à China, os lucros industriais no país em Agosto subiram 20,4% em relação ao ano anterior, o primeiro aumento em quatro meses, de acordo com dados divulgados no sábado (27) pelo Departamento Nacional de Estatísticas chinês. A deflação industrial diminuiu pela primeira vez em seis meses. Parte da recuperação reflectiu a recente pressão de Pequim para controlar o excesso de capacidade em sectores como o dos veículos eléctricos e indústria pesada.
Os números dão ao mercado “um impulso de confiança bem-vindo”, afirmou à Bloomberg Dilin Wu, do Pepperstone Group, acrescentando que “o apoio político e os esforços de estabilização estão a começar a surtir efeito, o que deve proporcionar um alívio a curto prazo aos investidores preocupados com os lucros das empresas”, acrescentou.
No país asiático, as acções de metais preciosos e terras raras valorizaram, após o Governo ter anunciado planos para impulsionar avanços na indústria de recursos naturais, com o objectivo de aumentar a oferta e apoiar novas tecnologias e a produção de veículos eléctricos. Nesta linha, empresas do sector, como por exemplo a Xiamen Tungsten Corporation (+2,15%) e a Inner Mongolia Baotou Steel Union Company (+2,19%), ganharam terreno.
Entre os movimentos do mercado, o Alibaba Group ganhou quase 3%, depois de os analistas terem destacado melhores perspectivas de crescimento para os negócios de cloud e Inteligência Artificial da empresa.

































































