Uma equipa de engenheiros chineses da Universidade Politécnica do Noroeste construiu e voou com sucesso um robô inspirado num falcão, capaz de levantar voo do solo como um pássaro real.
O robô, denominado RoboFalcon2.0 e apresentado em detalhes na revista Science Advances, é o primeiro do tamanho de um pássaro a levantar voo e voar com a sua própria força, sem precisar de ajuda para decolar.
A inovação baseia-se na capacidade do robô de reproduzir o complexo movimento das asas FSF (Flap-Sweep-Fold) que as aves e os morcegos utilizam para descolar e voar a baixas velocidades. Este deslocamento complexo envolve movimentos ventrais descendentes poderosos e ascendentes aerodinamicamente inactivos. Para satisfazer este requisito, a equipa desenvolveu um novo “mecanismo oscilante cónico” que converte a potência de um único actuador principal em movimentos coordenados de bater, varrer e dobrar as asas.
Nos testes, o RoboFalcon2.0 utilizou com sucesso o movimento das asas FSF para descolar — inclinando-se para a frente sobre as suas patas, batendo as asas rapidamente para gerar sustentação e fazendo a transição para o voo para a frente.
Segundo o site Notebookcheck, embora o robô se destaque na descolagem e em manobras a baixa velocidade, os investigadores afirmam que tem dificuldades com a estabilidade do ângulo de inclinação a velocidades mais elevadas devido à ausência de um elevador de cauda — um desafio que pretendem resolver em futuras iterações.
O robô pesa 800 gramas e tem uma envergadura de 1,2 metros. Tem aplicações potenciais em áreas como vigilância e documentação da vida selvagem, uma vez que pode parecer menos intrusivo para a vida selvagem.






























































