A Apple apresentou nesta terça-feira (9) o iPhone 17 Pro e Pro Max, as versões mais caras da nova geração, com foco nas câmaras e na duração da bateria.
Os modelos apresentam um corpo em alumínio, um sistema de refrigeração sem precedentes e actualizações no processador. As lentes agora têm sensores de 48 MP, com zoom óptico que pode chegar a 8x no Pro Max.
O novo design substitui o titânio pelo alumínio, escolhido pela empresa por ser mais leve e eficiente na dissipação de calor. Isso permite que o dispositivo mantenha um desempenho estável por mais tempo durante tarefas pesadas, como jogos e edição de vídeo. De acordo com a Apple, o ganho é de até 40% em comparação com o iPhone 16 Pro.
O espaço interno extra também foi usado para aumentar a capacidade da bateria. O Pro Max agora oferece até 39 horas de reprodução de vídeo, a maior duração já anunciada num iPhone.
A Apple equipou as três câmaras traseiras com sensores de 48 MP. O destaque é a teleobjectiva do Pro Max, que alcança 100 mm (4x de zoom) e chega a 200 mm (8x), ampliando a distância em que o aparelho consegue registar imagens sem perder qualidade.
A câmara ultrawide também foi actualizada, oferecendo mais detalhes em ambientes com pouca luz, enquanto a câmara frontal recebeu um sensor de 18 MP, com um campo de visão ampliado e melhor estabilização para selfies e videochamadas.



Com este conjunto, o iPhone 17 Pro Max oferece o maior alcance óptico já visto num iPhone, enquanto o modelo Pro está limitado a opções de zoom mais curtas.
Os dispositivos agora suportam ProRes RAW, um formato usado em produções profissionais, e Genlock, que sincroniza várias câmaras para gravações complexas. Estes recursos são projectados para criadores de conteúdo e cineastas, mas não terão um impacto directo no utilizador médio.
Ambos os modelos estão equipados com o chip A19 Pro, com unidade central de processamento (CPU) e unidade de processamento gráfico (GPU) de seis núcleos, bem como aceleração para ray tracing em jogos e integração com os recursos Apple Intelligence, que executam modelos de linguagem directamente no dispositivo. Os utilizadores devem notar maior fluidez em jogos, aplicações pesadas e tarefas de edição.
As pré-vendas começam a 13 de Setembro e os dispositivos chegarão às lojas no dia 19. Os preços sugeridos são os seguintes:
iPhone 17 Pro
- 256GB – 1349 euros (100,1 mil meticais)
- 512GB – 1599 euros (118,6 mil meticais)
- 1TB – 1849 euros (137,2 mil meticais)
- iPhone 17 Pro Max
- 256GB – 1499 euros (111,2 mil meticais)
- 512GB – 1749 euros (133,4 mil meticais)
- 2TB – 2499 euros (185,4 mil meticais)
- 1TB – 1999 euros (148,3 mil meticais)



Fonte: Exame




























































