O AD Ports Group, empresa de comércio, transporte e logística dos Emirados Árabes Unidos (EAU), adquiriu 30 novos camiões e atrelados para o seu negócio logístico em Angola, no valor de 6,2 milhões de dólares, informou a Lusa, nesta segunda-feira (26).
De acordo com uma nota do Ministério dos Transportes de Angola, o AD Ports Group assinou na segunda-feira, na capital Luanda, um acordo de serviços para desenvolver uma Janela Única Logística Digital para o regulador do comércio angolano, a Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística (ARCCLA).
O grupo assinou também cinco acordos preliminares com parceiros públicos angolanos para explorar a cooperação alargada em serviços marítimos, formação, logística, serviços de carga aérea e saúde.
“A intensificação da actividade do Grupo em Angola, onde se comprometeu a investir 250 milhões de dólares até 2026 para requalificar e expandir o Terminal Noatum Ports – Luanda, que é o terminal polivalente do maior porto do país, surge meses após o início das suas operações em Janeiro”, refere o comunicado do Ministério dos Transportes.
O ministro dos Transportes angolano, Ricardo de Abreu, citado na nota, saudou o reforçar da relação produtiva com o AD Ports Group, “um investidor de referência em Angola e parceiro estratégico da transformação do país.”
“Ao modernizarmos e desenvolvermos as nossas infra-estruturas marítimas e comerciais, o AD Ports Group e o Ministério dos Transportes reforçam o comércio na região e consolidam a posição de Angola como verdadeiro motor de desenvolvimento económico e social”, referiu o ministro.
Por sua vez, o director-executivo e CEO do AD Ports Group, Mohamed Juma Al Shamisi, considerou os acordos assinados como um compromisso de fazer de Angola um dos principais pólos comerciais da África Ocidental.
“Com a aquisição da frota de camiões para a Noatum Unicargas Logistics e o desenvolvimento da Janela única Digital para Angola, bem como com estes memorandos de entendimento estratégicos, estamos a implementar projectos transformadores que gerarão crescimento económico duradouro e prosperidade para o povo angolano, no quadro de uma parceria mutuamente benéfica, sob a sábia liderança dos EAU”, declarou o responsável.
O acordo da Janela Única Logística e a aquisição da frota de camiões reforçam a presença do grupo em Angola (centrada no Porto de Luanda, responsável por cerca de 76% do volume de contentores e carga geral do país), além de assegurar o acesso marítimo a países vizinhos sem litoral, como a República Democrática do Congo e a Zâmbia.
O grupo assinou também cinco acordos preliminares com parceiros públicos angolanos para explorar a cooperação alargada em serviços marítimos, formação, logística, serviços de carga aérea e saúde
De acordo com a nota, o Terminal Noatum Ports Luanda constitui o principal ponto de apoio da Noatum Unicargas Logistics, a joint-venture em que o grupo detém 90% e o parceiro local Unicargas 10%.
Adicionalmente, foram aprovados quatro memorandos de entendimento e um acordo-quadro para a expansão das actividades do grupo em Angola, designadamente no transporte marítimo, cabotagem, formação, logística e carga aérea.
O documento destaca que o acordo-quadro com o Ministério dos Transportes de Angola prevê a cooperação na institucionalização de uma academia marítima nacional, serviços de transporte marítimo e cabotagem, operação de terminais marítimos, plataformas logísticas, bem como nos projectos do Terminal de Águas Profundas do Caio, na província de Cabinda, e do terminal Polivalente da Zona Franca do Dande.
No que se refere à área da saúde, o empreendimento conjunto DockTour, do grupo com a empresa de serviços médicos dos EAU Burjeel Holding, vai explorar oportunidades com o Ministério da Saúde de Angola para assegurar serviços logísticos de cadeia de abastecimento destinados ao transporte de equipamentos médicos, fármacos e outros fornecimentos no domínio da saúde.
































































