A inflação anual no consumidor na África do Sul subiu para 3% em Junho, face aos 2,8% registados em Maio, segundo dados da Statistics South Africa (Stats SA). Trata-se do nível mais elevado dos últimos quatro meses, embora continue abaixo do ponto médio da meta definida pelo banco central.
Os principais factores que contribuíram para esta subida foram os preços da habitação e dos serviços de utilidade pública, dos alimentos e bebidas não alcoólicas, bem como das bebidas alcoólicas e do tabaco. Entre Maio e Junho, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) aumentou 0,3%.
A inflação dos produtos alimentares atingiu 4,7% em Junho, o valor mais alto dos últimos 16 meses, acima dos 4,4% registados em Maio. Os preços dos frutos e nozes, produtos hortícolas e bebidas quentes continuam elevados, assim como os da carne, óleos e alimentos transformados.
O economista agrícola Wandile Sihlobo apontou surtos de doenças como uma das causas do aumento dos preços da carne. “O Brasil foi atingido por um surto de gripe aviária, o que levou à suspensão temporária das suas exportações avícolas para a África do Sul”, explicou, referindo também a ocorrência de febre aftosa no país.
Segundo Wandile Sihlobo, esses factores causaram “ansiedade no mercado” e impulsionaram a procura. “Agora ambos os factores estão a ser geridos. As importações do Brasil foram retomadas e os produtores abateram os animais, o deverá ajudar a baixar os preços da carne”, afirmou.
Por sua vez, a economista sénior do Grupo Standard Bank, Elna Moolman, afirmou: “Depois de ter caído abaixo do intervalo de 3%-6% durante três meses, a inflação regressou ao intervalo do objectivo. Isto apoia as despesas dos consumidores e sustenta a possibilidade de cortes nas taxas de juro.”
Com a inflação ainda controlada, os economistas antecipam que o Comité de Política Monetária do banco central reduza a taxa de juro em 25 pontos-base na próxima reunião. A expectativa é de que os preços dos alimentos sejam moderados nos próximos meses, graças às boas colheitas e à recuperação na oferta de carne.
Fonte: SABC News



























































