A Galp manifestou-se nesta segunda-feira (21) “satisfeita” por ter recebido “várias” ofertas não vinculativas de potenciais parceiros “credíveis” para o projecto de exploração de petróleo na Namíbia, com quem vai iniciar conversas, informou a RTP Notícias.
“Estamos satisfeitos pelo facto de operadores credíveis estarem a envolver-se connosco”, avançou a co-presidente executiva da Galp, Maria João Carioca, numa chamada com analistas, avançando que as ofertas foram recebidas entre o final de Junho e o início de Julho.
Segundo a responsável, a Galp vai agora “dar início a conversas bilaterais para analisar as propostas”, mantendo como prazo referencial o final deste ano para fechar acordo para uma parceria.
Maria João Carioca explicou que a formação de uma parceria com um operador experiente é um “elemento crítico” deste processo e, por isso, “não têm pressa”.
A Galp faz parte de um consórcio com a petrolífera namibiana Namcor e a Custos Energy, no qual detém 80% do capital, para exploração de petróleo na Namíbia.
Em Outubro do ano passado, o então presidente executivo da Galp, Filipe Silva, afirmou, numa conferência com analistas, que a petrolífera deveria manter a participação de 80% no projecto de exploração de petróleo na Namíbia até finais de 2025, “quando concluirá os trabalhos.”
A Galp informou nesta segunda-feira (21) que obteve um lucro de 565 milhões de euros até Junho. No entanto, este valor representa uma quebra de 9% face ao mesmo período do ano passado, uma redução causada, sobretudo, pelo facto de, no primeiro trimestre, a empresa ter tido várias paragens de manutenção – parte das suas operações foram temporariamente interrompidas, o que afectou a produção e os resultados financeiros
A petrolífera reviu em alta a estimativa de produção de petróleo e gás natural do ano, para entre 105 e 110 mil barris diários, e a de EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) para 2,7 mil milhões de euros, após melhorias no segundo trimestre.



























































