A Mercedes-Benz anunciou os primeiros detalhes do VLE, o primeiro modelo da sua nova gama de carrinhas eléctricas, que deverá chegar ao mercado em 2026. O modelo inaugura a plataforma Van Electric Architecture (VAN.EA) da marca, deverá substituir o Classe V e ser uma versão mais luxuosa da próxima geração do Vito.
De acordo com a empresa, o VLE apresenta uma grelha totalmente fechada, ladeada por grandes faróis. Para além disso, é visível uma generosa entrada de ar inferior e um capô curto.
Destaca-se também um pára-brisas imponente que se confunde com um tejadilho suavemente inclinado. Os designers também deram ao modelo uma carroçaria com laterais planas e puxadores das portas retrácteis. A isto junta-se um exterior surpreendentemente compacto, uma vez que a linha de cintura é significativamente mais alta do que no Classe V.
Segundo o site Autogear, embora a Mercedes não revele muitos detalhes, a empresa alemã confirmou que dois protótipos percorreram 1090 km entre Estugarda, na Alemanha, e Roma, em Itália, com apenas duas paragens de 15 minutos para carregar as baterias.
A viagem incluiu “passagens sinuosas e íngremes pelos Alpes, muitos quilómetros de auto-estrada, passagens por estradas rurais movimentadas e vias urbanas estreitas”, sendo que, para estas últimas, o VLE beneficiou do facto de ter um eixo traseiro direccional, o que permitiu uma condução mais fácil na cidade e em estradas mais sinuosas.
“Os nossos futuros MPV demonstraram mais uma vez, de forma impressionante, a sua aptidão ao uso diário em viagens de longa distância. Com apenas duas curtas paragens para carregamento da bateria, o Mercedes-Benz VLE demonstrou a eficiência impressionante da nova Arquitectura Eléctrica para Vans.”, disse Andreas Zygan, chefe de desenvolvimento da Mercedes-Benz Vans.


