Em Moçambique, muitos trabalhadores e empresas continuam a enfrentar barreiras para garantir segurança financeira a longo prazo. Carecemos de opções que combinem gestão profissional, tecnologia e um olhar atento ao bem-estar dos colaboradores. Foi esta a lacuna que motivou a Hollard a desenvolver o Fundo de Pensões Aberto, com processos automatizados, acesso digital e uma proposta clara de valor para empresas que querem cuidar melhor das suas equipas.
A gestão de Fundos de Pensões complementares da Hollard surge da vontade de responder a uma necessidade real no mercado moçambicano – o acesso a soluções de reforma mais acessíveis, modernas e adaptadas ao contexto local. Esta iniciativa está alinhada com o nosso propósito de construir Futuros Melhores, e com a visão de que o sector privado tem um papel importante na promoção da inclusão financeira.
Para isso, oferecemos uma gama de soluções: a adesão colectiva (Fundo aberto), em que as empresas podem aderir ao fundo aberto já estabelecido, o qual contempla algumas regras comuns, constituindo assim uma forma mais simples de iniciar uma oferta de benefícios de reforma para os seus colaboradores, enquanto beneficiam de economias de escala em termos de custos e na constituição de investimentos.
Outra opção é o Fundo fechado, uma solução exclusiva para uma única entidade patronal, tipicamente direccionado para empresas de maior dimensão, com regras de gestão e estratégias de investimento desenhadas à medida.
Existe ainda a possibilidade de adesão individual ao Fundo aberto, ideal para trabalhadores independentes ou colaboradores de empresas que ainda não oferecem este benefício, com contribuições flexíveis, adaptadas à realidade de rendimento de cada trabalhador, em linha com uma estratégia de inclusão financeira, permitindo-lhes construir a sua própria poupança para a reforma.
E quais são os principais benefícios que as empresas e trabalhadores podem obter ao aderir a um fundo de pensões? Existem vários benefícios de adesão a um fundo de pensões complementar; abaixo destacamos alguns.
A adesão a um fundo de pensões permite aos trabalhadores constituir gradualmente uma poupança enquanto se encontram na vida activa, que pode ser usufruída quando o trabalhador atinge a idade de reforma, que é uma altura em que tipicamente cessam os rendimentos do trabalho dependente, constituindo assim uma segurança complementar à reforma atribuída pela Segurança Social.
Acreditamos que o Fundo de Pensões Aberto da Hollard pode contribuir para uma mudança estrutural na forma como se pensa e se planeia a reforma no País
Para as empresas, trata-se também de uma ferramenta eficaz de atracção e retenção de talento, tornando os pacotes de benefícios mais atractivos para os colaboradores. Esta solução pode ainda ser combinada com outros benefícios complementares como seguros de vida, invalidez e funeral.
Por fim, tanto os pagamentos na reforma como os investimentos efectuados pelo fundo de pensões através das comparticipações dos trabalhadores e/ou das empresas estão isentos de tributação, permitindo uma maior capitalização dos rendimentos, e constituindo assim um produto de poupança atractivo e fiscalmente eficiente, face a outras alternativas de poupança e investimento.
Acreditamos que o Fundo de Pensões Aberto da Hollard pode contribuir para uma mudança estrutural na forma como se pensa e se planeia a reforma no País. O fundo aberto adopta uma estratégia de investimento diversificada, orientada para obter retornos de longo prazo, superiores ao benchmark definido, e uma gestão cautelosa do risco. Ele poderá investir em várias classes de activos, incluindo obrigações, acções e outros instrumentos financeiros, tanto no mercado nacional como no estrangeiro. O Fundo detém uma política de investimento clara, que obedece aos critérios e limites definidos na lei, e a actuação do gestor de activos é supervisionada por um Comité de Investimentos.
Garantimos também a supervisão da Comissão de Acompanhamento que conta com membros independentes, com elevada experiência e conhecimento nesta actividade, e que tem como propósito verificar o cumprimento do regulamento de gestão, e garantir a defesa dos interesses dos participantes. O Fundo está ainda sujeito à supervisão do ISSM-Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique, e as suas contas são auditadas por uma entidade especializada independente.
Como parte do nosso compromisso com a boa governação e a transparência, a Hollard irá disponibilizar extractos regulares, acesso digital contínuo em tempo real e comunicação permanente, incluindo os relatórios financeiros auditados do Fundo.
Através da plataforma digital Everest.NET reforçamos também a transparência e a autonomia. Esta plataforma permite aos participantes acompanhar em tempo real os seus saldos, contribuições, rentabilidade e dados contratuais, através de um portal web e aplicações móveis (iOS e Android). Para os empregadores, disponibiliza funcionalidades como a gestão das folhas de contribuição, relatórios de administração e comunicação integrada. Neste contexto, o Banco BiG Moçambique assume o papel de gestor de activos do Fundo aberto trazendo uma sólida experiência em gestão de investimentos e uma abordagem prudente e transparente. A sua actuação independente garante uma alocação eficiente dos recursos, com foco na preservação do capital e na obtenção de retornos consistentes, ajustados ao risco, para os participantes.
Continuamos dedicados à nossa missão principal de fornecer segurança financeira e soluções de seguros inovadoras adaptadas às necessidades em evolução das nossas comunidades.
Reconhecemos a importância da literacia financeira para o sucesso de qualquer solução de poupança para a reforma no nosso país. Está em preparação um programa estruturado de educação financeira que incluirá sessões presenciais, conteúdos digitais e materiais de apoio adaptados a diferentes perfis. O objectivo será o de capacitar empresas e trabalhadores, sobretudo aqueles com menor acesso a conhecimento técnico, a compreender o funcionamento dos fundos de pensões, o valor da poupança de longo prazo e de tomarem decisões informadas sobre o seu futuro financeiro.
A estratégia da Hollard Moçambique passa por alargar a oferta a novos segmentos de mercado, como fundos temáticos ou com benefícios combinados com seguros de vida, saúde e acidentes de trabalho.
Prosseguimos com o objectivo de consolidar o nosso papel como parceiro de referência em Benefícios de Colaboradores, criando soluções inovadoras que respondam às necessidades em constante evolução das empresas e dos trabalhadores moçambicanos.
Acima de tudo, reforçar o nosso compromisso de fornecer serviços superiores, soluções inovadoras e segurança financeira para empresas e indivíduos em todo o País.