O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) inicia, esta sexta-feira (27), o lançamento dos Relatórios Anuais de Focalização por País (CFR, na sigla em inglês) em 13 países africanos. A iniciativa pretende reforçar o apoio ao crescimento económico regional, por meio de análises detalhadas que orientem decisões políticas mais eficazes e ajustadas a cada contexto nacional.
Num comunicado divulgado esta quarta-feira, o BAD esclareceu que os relatórios traduzem, a nível de cada país, o tema e a análise do African Economic Outlook (AEO), o principal relatório económico continental da instituição. Os CFR fornecem uma leitura crítica da economia e opções políticas alinhadas com as realidades dos 54 países africanos.
O tema do AEO para 2025 é “fazer com que o capital de África trabalhe melhor para o desenvolvimento do continente”. Os CFR aplicam esse tema aos contextos nacionais, identificando prioridades, desafios e perspectivas de desenvolvimento específicas de cada Estado-membro.
Segundo o BAD, “no contexto de 2025, marcado por tensões geopolíticas, resiliência pós-crise e urgência climática, estes lançamentos marcam um passo estratégico para reforçar o papel do banco no apoio ao crescimento económico de África e no diálogo com os decisores políticos”.
A série de lançamentos visa aumentar o impacto e a utilidade prática dos relatórios. Para tal, o BAD promoverá encontros directos com representantes governamentais, líderes empresariais e outras partes interessadas no desenvolvimento nacional e regional.
Cada evento de lançamento dos relatórios contará com painéis de discussão estratégica sobre como aproveitar os dados e recomendações dos documentos para orientar políticas públicas. O primeiro lançamento terá lugar esta sexta-feira na República de Essuatíni, com um debate centrado na mobilização do capital africano para impulsionar o desenvolvimento sustentável.
Fonte: Herald