Uma equipa de investigadores do Instituto de Ciência Básica da Coreia, liderada por Wang Hee Lee, desenvolveu uma tecnologia verde inovadora que transforma resíduos plásticos em hidrogénio limpo, usando apenas luz solar e água.
Mais especificamente, a equipa criou um sistema fotocatalítico que produz hidrogénio a partir de garrafas PET. A produção fotocatalítica de hidrogénio, alimentada pela luz solar, é uma alternativa mais limpa ao processo actual de produção de hidrogénio a partir do metano, mas ainda enfrenta desafios para o uso prático devido à dificuldade de manter a estabilidade sob luz forte e stress químico.
Para superar este problema, Lee envolveu o fotocatalisador num polímero de hidrogel, que o ajuda a flutuar na água e a permanecer activo mesmo em condições ambientais adversas. E, ao posicionar o local da reacção na interface entre o ar e a água, é criada uma configuração que permite ao sistema evitar problemas comuns, como perda de catalisador, má separação de gases e reacções inversas.
Utilização na vida real
O sistema decompõe plásticos como o PET em subprodutos úteis, como etilenoglicol e ácido tereftálico, enquanto liberta hidrogénio limpo para o ar.
“A chave foi projectar uma estrutura que funcionasse não apenas na teoria, mas também em condições práticas ao ar livre. Cada detalhe, desde o design do material até à interface água-ar, teve de ser optimizado para a usabilidade na vida real”, destacou Lee.
Em testes com um protótipo de reactor de um metro quadrado instalado ao ar livre sob a luz solar natural, o sistema produziu hidrogénio a partir de resíduos de garrafas PET dissolvidos. As simulações económicas e de escala realizadas pela equipa mostram que a tecnologia pode ser ampliada para 10 ou até 100 metros quadrados, abrindo caminho para a produção de hidrogénio de baixo custo e sem emissões de carbono.
Fonte: Inovação Tecnológica