O WhatsApp está a testar um assistente de escrita privado com a Inteligência Artificial (IA), que irá ajudar os utilizadores a melhorar as suas mensagens enviadas, mantendo total privacidade.
Segundo o portal Sapo, o sistema garante que todo o melhoramento das mensagens acontece directamente no dispositivo do utilizador. Nada é enviado para a Meta, WhatsApp ou qualquer outra parte. Assim, as suas mensagens permanecem privadas e seguras.
A app está a adicionar um toque divertido e útil ao permitir que os utilizadores reescrevam mensagens em vários tons:
- Profissional: para conversas de negócios, e-mails formais ou comunicação no local de trabalho. Este tom fará com que a sua mensagem soe mais refinada e respeitosa.
- Engraçado: acrescenta humor ou um toque lúdico às suas mensagens — ideal para conversar com os amigos.
- Apoio: esta opção ajuda a criar mensagens gentis e empáticas para alguém que está a passar por um momento difícil.
- Claro e corrigido: a IA ajudará a corrigir problemas de gramática ou clareza, tornando a sua mensagem mais fácil de compreender.
Cada opção de tom oferece até três sugestões para os utilizadores escolherem. Pode então seleccionar a que mais se adequa ao seu estilo ou manter a mensagem original.
Tudo isto é feito a título privado, graças ao sistema de Processamento Privado da Meta. Esta tecnologia utiliza ligações encriptadas e encaminhamento anónimo, garantindo que nenhuma mensagem sai do seu telemóvel. Mesmo que envie feedback sobre o desempenho da Ajuda à Escrita, o WhatsApp não terá acesso à mensagem em si, apenas à sua opinião sobre a sugestão da IA.
Esta funcionalidade é opcional. O WhatsApp não altera as mensagens automaticamente. Quem não quiser utilizar a Ajuda de Escrita pode simplesmente ignorar o botão ou desactivar a opção nas definições. A funcionalidade de Ajuda para Escrita está ainda em fase beta e será disponibilizada para todos numa actualização futura.